Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Susana Custódio Rocha Manso

Ter06Mai15:00Ter17:30Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Susana Custódio Rocha Manso15:00 - 17:30(GMT+01:00) FPCEUP - Auditório 1Tipo de eventoProvas académicasLocalFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Detalhes

Apreciação da tese intitulada “Children’s play choreographies: Physical play as the performative site of children’s body movement explorations with peers and metter.
Prova de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Susana Custódio Rocha Manso.


Equipa de orientação:
Doutora Maria Manuela Martinho Ferreira, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Doutor Henrique Malheiro Vaz, Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Júri:
Presidente: Doutor António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa, Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Vogais:
Doutora Natália Fernandes, Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Doutora Catarina Almeida Tomás, Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
Doutora Maria Manuela Oliveira Barros, Professora Auxiliar da Escola Superior Artística do Porto.
Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Doutora Carla Sofia Marques da Silva, Professor Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Doutora Maria Manuela Martinho Ferreira, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – orientadora.

A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.


RESUMO

Este doutoramento embarca numa cativante expedição pelo território do brincar infantil, onde cada movimento, cada interação e cada entidade material tornam-se parte de uma coreografia encantadora, revelando a intrincada tapeçaria do vibrante mundo da infância. Com base numa etnográfica com crianças em idade pré-escolar, em Portugal, o estudo mostra a natureza dual da educação pré-escolar, enquanto, simultaneamente, um espaço institucional que lida com questões de governança e uma arena social, cultural e material onde as crianças participam ativamente em rotinas do brincar coletivo. Destaca-se aqui o papel crucial do educador na organização do ambiente educativo, conforme as diretrizes curriculares; e, simultaneamente, examina-se a ocupação e utilização desse ambiente pelas crianças. Inspirada no processo de reprodução interpretativa de Corsaro (2012, 2015), mas entrelaçando outras perspetivas de Sociologia da Infância, da Sociologia do Corpo, dos Estudos Pós-Humanistas e Novo-Materialistas, e dos Estudos de Dança, a pesquisa explora a interação entre crianças e seu movimento corporal, espaço e objetos durante eventos de brincar improvisado. A narrativa enfatiza a necessidade de visualizar essas atividades do ponto de vista das crianças, reconhecendo sua agência e o papel ativo das entidades materiais. À medida que a jornada se desenrola, destacam-se temas universais presentes em todas as atividades do brincar improvisado – brincar sócio-dramático, brincar de fantasia e brincar físico. Ao transcender dicotomias tradicionais, a pesquisa oferece uma nova visão sobre as interações sociais e materiais que definem o brincar improvisado, com destaque para os encontros de brincar físico. O foco está nos desafios corporais, iluminando dinâmicas invariavelmente negligenciadas, onde o movimento corporal é o meio de explorações interativas entre humanos e não humanos. A narrativa aventura-se em contextos inexplorados, onde as crianças criam colaborativamente desafios físicos com pares e o mundo tangível, oferecendo insights profundos sobre as suas jornadas exploratórias, no âmbito das quais a materialidade se estende para além do espaço e dos objetos, abrangendo o movimento corporal como uma entidade performativa e um elemento influente na co-criação de experiências lúdicas. Esta jornada lança luz sobre a intrincada coreografia do brincar infantil, enriquecendo a compreensão do processo de socialização das crianças no jardim de infância
Palavras-chave: Socialização infantil no jardim de infância, brincar infantil, brincar físico, matéria, movimento corporal, performance, improvisação, coreografia.


ABSTRAT

This doctoral thesis embarks on a captivating expedition through the territory of childhood play, where each movement, interaction, and material entity become part of an enchanting choreography, revealing the intricate tapestry of the vibrant world of childhood. Based on ethnographic research with preschool children in Portugal, the study demonstrates the dual nature of kindergarten as both an institutional space dealing with governance issues and a social, cultural, and material arena where children actively participate in collective play routines. The crucial role of the educator in organizing the educational environment according to curriculum guidelines is highlighted while simultaneously examining the occupation and utilization of this environment by children. Inspired by Corsaro’s interpretive reproduction process (2012, 2015) and weaving together other perspectives from the Sociology of Childhood, the Sociology of the Body, Post-Humanist and New Materialist Studies, and Dance Studies, the research explores the interaction between children and their bodily movement, space, and objects during improvised play events. The narrative emphasizes the need to visualize these activities from the children’s perspective, recognizing their agency and the active role of material entities. As the journey unfolds, universal themes common to all improvised play activities – socio-dramatic role-play, fantasy play, and physical play – are highlighted. By transcending traditional dichotomies, the research offers a fresh perspective on social and material interactions defining children’s improvised play activities at kindergarten, particularly spotlighting physical play. The focus is on corporal challenges, shedding light on often-overlooked dynamics, where body movement becomes the medium of interactive explorations between humans and non-humans. The narrative ventures into unexplored contexts where children collaboratively shape their physical encounters with peers and the tangible world, offering profound insights into their explorative journeys, where materiality extends beyond space and objects to encompass body movement as a performative entity and influential element in co-creating play experiences. This journey sheds light on the intricate choreography of children’s play, enriching the comprehension of their socialization process at kindergarten.
Keywords: Children’s socialization at kindergarten, children’s play, physical play, matter, body movement, performance, improvisation, choreography.


RESUMÉE

Cette thèse de doctorat s’lance dans une expédition captivante à travers le territoire du jeu enfantin, où chaque mouvement, chaque interaction et chaque entité matérielle deviennent partie intégrante d’une chorégraphie charmante, révélant la tapisserie complexe du monde vibrant de l’enfance. Reposant sur des recherches ethnographiques avec des enfants d’âge préscolaire au Portugal, l’étude démontre la nature double de l’éducation préscolaire en tant qu’espace institutionnel traitant de questions de gouvernance et en tant qu’arène sociale, culturelle et matérielle où les enfants participent activement aux routines de jeu collectif. Le rôle crucial de l’éducateur dans l’organisation de l’environnement éducatif selon les directives du programme est mis en avant tout en examinant simultanément l’occupation et l’utilisation de cet environnement par les enfants. Inspirée par le processus de reproduction interprétative de Corsaro (2012, 2015) et tissant d’autres perspectives de la sociologie de l’enfance, de la sociologie du corps, des études post-humanistes et néo-matérialistes, ainsi que des études de danse, la recherche explore l’interaction entre les enfants et leur mouvement corporel, l’espace et les objets lors d’événements de jeu improvisés. Le récit souligne la nécessité de visualiser ces activités du point de vue des enfants, reconnaissant leur agence et le rôle actif des entités matérielles. À mesure que le voyage se déroule, des thèmes universels se dégagent dans toutes les activités de jeu improvisé – jeu socio-dramatique, jeu de fantaisie et jeu physique. En dépassente les dichotomies traditionnelles, la recherche offre une nouvelle perspective sur les interactions sociales et matérielles définissant les activités de jeu improvisé des enfants à la maternelle, mettant particulièrement en lumière le jeu physique. L’accent est mis sur les défis corporels, éclairant des dynamiques souvent négligées, où le mouvement corporel devient le moyen d’exploitation interactives entre les humains et les non-humains. La narration part à l’aventure sur des contextes inexplorés où les enfants façonnent collaborativement leurs rencontres physiques avec leurs pairs et le monde tangible, offrant des perspectives profondes sur leurs voyages exploratoires, où la matérialité s’étend au-delà de l’espace et des objets pour englober le mouvement corporel en tant qu’entité performative et élément influent dans la co-création d’expériences ludiques. Cette expédition jette une lumière sur la chorégraphie complexe du jeu des enfants, enrichissant la compréhension de leur processus de socialisation à la maternelle.
Mots-clés: Socialisation infantile, jeu enfantin, jeu physique, matière, mouvement corporel, performance, improvisation, chorégraphie.

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