Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Nicolas Martins da Silva

Qui18Jul14:30Qui17:00Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Nicolas Martins da Silva14:30 - 17:00(GMT+01:00) FPCEUP - Auditório 1Tipo de eventoProvas académicasLocalFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Detalhes

Apreciação da tese intitulada “Apropriação territorial de políticas de educação para a cidadania e para a participação de jovens: Culturas de escola em regiões de fronteira”.
Prova de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pelo Mestre Nicolas Martins da Silva.


Equipa de orientação:
Doutora Carla Sofia Marques da Silva, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Júri:
Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Vogais:
Doutor Fernando Ilídio Silva Ferreira, Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Doutora Idalina Maria Fernandes de Jesus, Professora Auxiliar da Universidade de Sussex, Reino Unido.
Doutor Miquel Angel Essomba Gelabert, Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha.
Doutora Carla Sofia Marques da Silva, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – orientadora.
Doutora Preciosa Teixeira Fernandes, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Doutora Sofia Ramos de Almeida Santos, Investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.


RESUMO

Este estudo teve como objetivo estudar, em regiões de fronteira de Portugal continental, o modo como políticas de educação para a cidadania e de participação são apropriadas e se essa apropriação se faz de modo territorializado, ou seja, se incluem especificidades com significado no contexto. Neste exercício, colocou-se um foco primordial no contexto escolar e privilegiámos uma análise sobre como aquelas políticas, quer na sua matriz, quer na sua apropriação local, criam oportunidades efetivas de participação jovem e de exercício de cidadania em acordo com as aspirações juvenis nesta matéria.
O estudo procurou aceder às perspetivas de diferentes figuras da escola, como jovens estudantes e coordenadores/as da componente de educação para a cidadania, Perspetivas teóricas no âmbito da participação cívica e política, da educação para a cidadania e das culturas juvenis fundamentam teoricamente este trabalho, para além de aspetos concetuais relacionados com a territorialização e a contextualização em educação e da ação educativa. O estudo desenvolveu-se em três partes, seguindo uma estrutura sequencial: na primeira, estudou-se, em casos selecionados e em profundidade perceções de jovens, e docentes coordenadores da educação para a cidadania; na segunda etapa, focámos a nossa análise nos/as docentes coordenadores; na terceira etapa, procurámos perceber as perceções de jovens dos 29 concelhos supramencionados. Metodologicamente, recorreu-se ao inquérito por questionário, ao grupo de discussão focal, à entrevista semiestruturada e a abordagens participativas com jovens.
Os resultados apontam para formas de implementação diversificada entre escolas, nomeadamente no que diz respeito às prioridades enunciadas, mas também aos projetos e iniciativas promovidas. Para além disso, no que concerne à operacionalização formal, verifica-se que escolas encontram maior consenso, privilegiando abordagens maximalistas e transversais, embora com dificuldades apontadas por docentes e estudantes. Relativamente a aspetos de territorialização, escolas apropriam estas políticas de um modo também ele diversificado.


ABSTRAT

The aim of this study was to investigate how citizenship education and participation policies are appropriated in border regions of mainland Portugal and whether this appropriation is territorialised, i.e. whether they include specificities that are significant in the context. In this exercise, we focused primarily on the school context and favoured an analysis of how these policies, both in their matrix and in their local appropriation, create effective opportunities for young people to participate and exercise citizenship in accordance with young people’s aspirations in this area.
The study sought to access the perspectives of different school figures, such as young students and coordinators of the citizenship education component, Theoretical perspectives on civic and political participation, citizenship education and youth cultures provide the theoretical basis for this work, in addition to conceptual aspects related to territorialisation and contextualisation in education and educational action. The study was carried out in three parts, following a sequential structure: in the first, we studied the perceptions of young people and teachers coordinating citizenship education in selected cases and in depth; In the third stage, we tried to understand the perceptions of young people from the 29 municipalities mentioned above. Methodologically, we used a questionnaire survey, a focus group discussion, semi-structured interviews and participatory approaches with young people.
The results point to different forms of implementation between schools, particularly in terms of the priorities set, but also the projects and initiatives promoted. What’s more, as far as formal operationalisation is concerned, there is more consensus among schools, favouring maximalist and transversal approaches, although there are difficulties pointed out by teachers and students. In terms of territorialisation, schools are also appropriating these policies in different ways.


RESUMÉE

L’objectif de cette étude est d’étudier comment les politiques d’éducation à la citoyenneté et de participation sont appropriées dans les régions frontalières du Portugal continental et si cette appropriation est territorialisée, c’est-à-dire si elles intègrent des spécificités significatives du contexte. Dans cet exercice, nous nous sommes principalement concentrés sur le contexte scolaire et avons privilégié une analyse de la manière dont ces politiques, à la fois dans leur matrice et dans leur appropriation locale, créent des opportunités effectives pour les jeunes de participer et d’exercer la citoyenneté conformément aux aspirations des jeunes dans ce domaine.
L’étude a cherché à accéder aux perspectives de différentes figures scolaires, telles que les jeunes étudiants et les coordinateurs de la composante éducation à la citoyenneté, Les perspectives théoriques sur la participation civique et politique, l’éducation à la citoyenneté et les cultures des jeunes constituent la base théorique de ce travail, en plus des aspects conceptuels liés à la territorialisation et à la contextualisation dans l’éducation et l’action éducative. L’étude a été réalisée en trois parties, suivant une structure séquentielle : dans la première, nous avons étudié les perceptions des jeunes et des enseignants coordonnant l’éducation à la citoyenneté dans des cas sélectionnés et de manière approfondie ; dans la deuxième partie, nous avons concentré notre analyse sur les enseignants coordonnateurs ; dans la troisième, nous avons essayé de comprendre les perceptions des jeunes des 29 municipalités susmentionnées. Sur le plan méthodologique, une enquête par questionnaire, des discussions de groupe, des entretiens semi-structurés et des approches participatives avec les jeunes ont été utilisés.
Les résultats indiquent des formes de mise en oeuvre différentes entre les écoles, notamment en termes de priorités fixées, mais aussi de projets et d’initiatives promus. Par ailleurs, en ce qui concerne l’opérationnalisation formelle, il y a plus de consensus entre les écoles, favorisant les approches maximalistes et transversales, bien qu’il y ait des difficultés signalées par les enseignants et les élèves. En ce qui concerne les aspects de territorialisation, les écoles s’approprient également ces politiques de différentes manières.

×Fechar