Julho, 2023

Qui06Jul(Jul 6)9:00Sex07(Jul 7)18:00III Encontro Internacional "Sinergias para a Transformação Social"Educação, transformação social e cidadania global: debates, caminhos e sentidos do político9:00 - 18:00 (7) Tipo de evento:EncontroLocal:Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Detalhes

Vai decorrer entre 6 e 7 de julho de 2023, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o encontro internacional “Educação, Transformação Social e Cidadania Global: debates, caminhos e sentidos do político”. Numa iniciativa conjunta do projeto Sinergias ED e do CIIE, no âmbito da Cátedra Educação para a Cidadania/Global da OEI/CIIE-FPCEUP em parceria com a Rede Inducar, este evento insere-se no âmbito dos Encontros Internacionais “Sinergias para a Transformação Social”, que se realizam desde 2016.

O contexto atual interpela-nos na procura de um olhar renovado sobre o mundo e as suas realidades sociais, ambientais, políticas e educacionais. Um olhar que nos desinstale e coloque numa lógica aprendente e dialógica face ao mundo e às suas tensões e que nos inspire na construção de uma praxis educativa que concilie educação, transformação social e cidadania global. Em que medida pode o reconhecimento da natureza intrinsecamente política da educação contribuir para desinstalar lógicas problemáticas presentes e construir futuros mais significativos?

A última década trouxe consigo um reforço de agendas e estratégias políticas de âmbito nacional e internacional que reforçaram a relevância de diversas “Educações para”, nomeadamente da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, a Sustentabilidade, a Paz, o Ambiente, os Direitos Humanos, a Interculturalidade, a Igualdade de Género, a Transformação Social. Como podem as políticas que visam responder aos desafios atuais a partir da educação contribuir para mudanças estruturais e duradouras?  

Desinstalando o presente para construir o futuro, este encontro pretende ser um espaço promotor de diálogo e reflexão sobre o político a partir de diferentes debates, caminhos e sentidos coletivos desta dimensão política da educação e da transformação do nosso mundo.

Estando aberto a diferentes atores da academia, da escola, sociedade civil e entidades governamentais, o encontro pretende juntar profissionais, investigadores/as, professores/as, educadores/as, artistas ou coletivos que trabalhem problemáticas ligadas à dimensão política e às políticas da Educação, da Transformação Social e da construção de uma Cidadania Global, como fundamentais para sociedades mais justas, equitativas, democráticas e sustentáveis.

Assume-se como elemento central do encontro, a valorização da diversidade de conhecimentos e de formas de os construir e partilhar que possam ir além da expressão escrita e convocar outras linguagens e expressões, bem como distintas modalidades de partilha de conhecimento.

 

Eixos de trabalho

Pensar a dimensão política e das políticas que procuram a transformação social através da educação é essencial no contexto que vivemos. Como tal, a atual chamada de trabalhos pretende ajudar a criar e aprofundar um olhar desinstalado sobre o presente a partir de quatro eixos de trabalho, que nos ajudarão a explorar processos e práticas educativas, culturas de trabalho e políticas que colocam em diálogo a educação, a transformação social e a cidadania global.

Os eixos que de seguida se apresentam são entendidos como eixos processuais, mais do que eixos temáticos. Desta forma, pretende-se abordar a dimensão política e das políticas de uma educação comprometida com a transformação social e a cidadania global, a partir de 4 lentes que podem ser transversais a diferentes temáticas educativas, políticas e sistemas educativos.

Seguindo uma lógica de valorização da diversidade de conhecimentos, por trabalhos aqui entende-se qualquer tipo de conhecimento produzido – um recurso pedagógico, um artigo científico, uma instalação pedagógica, uma instalação artística, uma performance.

Eixo 1. Contradições e paradoxos <-> Coerência e estratégias

O atual contexto pós-moderno, com as suas características de vulnerabilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, exige uma constante busca de coerência – nas políticas e práticas educativas, nas culturas de trabalho, nas relações estabelecidas – face a contradições e paradoxos que emergem das tensões atuais. Estas tensões são, em muito, fruto das lógicas que têm sustentado a modernidade: a ideia de progresso infinito, a racionalidade tecnocrática, a sobrevalorização da teoria sobre as vivências e experiências, as desigualdades profundas entre pessoas e grupos como naturais, a defesa de visões dicotómicas, a erosão do coletivo face ao individual. Estas contradições e paradoxos perpassam as relações, processos, sistemas e políticas educativas. Este eixo temático pretende receber propostas de trabalhos que ajudem a analisar, (re)conhecer, explorar diferentes práticas educativas, debates, reflexões e políticas que assumam estas contradições e paradoxos como desafio para a transformação social.

Eixo 2. Supressões e silêncios <-> Participação e integração

No atual momento de crise, várias são as supressões e silêncios que vão moldando o nosso mundo e as nossas relações enquanto membros da mesma Humanidade e do mesmo ecossistema natural. Relações que invisibilizam pessoas, conhecimentos, culturas e a vida no seu todo, em todas as suas formas. Relações que são construídas, desconstruídas, mantidas ou questionadas pelos processos educativos e pelas aprendizagens que temos ao longo das nossas vidas. Este eixo temático pretende receber propostas de trabalhos que ajudem a analisar, (re)conhecer, explorar diferentes pedagogias, práticas, experiências e políticas sobre estas supressões e silêncios e os seus impactos na construção de uma educação geradora de uma cidadania global.

Eixo 3. Obediências e Desconfortos <-> Rupturas e alternativas

As crises sistémicas do capitalismo e as suas consequências na vida humana e planetária exigem uma praxis educativa e a existência de políticas públicas que deem resposta às necessidades de transformação social e de construção de futuros distintos e alternativos. Muitos são os movimentos que, a partir do desconforto e da desobediência, vão abrindo fissuras, procurando e criando alternativas de educação para a construção de um futuro mais equitativo, sustentável, justo e democrático. Este eixo temático pretende receber propostas de trabalhos que ajudem a analisar, (re)conhecer, explorar diferentes perspetivas, práticas, experiências e estratégias políticas que nos ajudem a compreender melhor as zonas de obediência e desobediência, de conforto e desconforto de uma aprendizagem ética e política, comprometida com a mudança e a transformação social e questionadora das relações de poder.

Eixo 4. Polarizações e barreiras <-> Diálogo e colaboração

O crescimento de extremismos nas sociedades, o aumento do populismo em várias áreas do globo e em diversas democracias, a polarização em crescendo nos discursos políticos, os movimentos negacionistas, levam-nos a olhar de forma crítica para as polarizações e barreiras que se vão construindo no atual contexto. Este eixo temático pretende receber propostas de trabalhos que ajudem a analisar, (re)conhecer, explorar diferentes pedagogias, práticas, experiências e políticas que combatam estas polarizações e barreiras e que sejam potenciadoras de diálogo e colaboração.    

 

Línguas de trabalho

O encontro decorrerá em português, com momentos de trabalho em inglês e/ou espanhol.

 

Modalidades de participação

A apresentação de trabalhos no encontro é aberta a profissionais, investigadores/as, estudantes, educadoras/es, professoras/es de todos os níveis de educação, artistas, coletivos, atores políticos e outros profissionais que atuam no âmbito da educação formal, não formal e intervenção comunitária.

As propostas de trabalho devem ser feitas através de envio de resumo (ver abaixo). Estão disponíveis as seguintes modalidades, para os vários eixos:

  • comunicação oral: aberta à partilha de trabalhos de investigação, práticas ou reflexões (15 mins.)
  • painel temático: aberto à partilha de trabalhos de investigação, práticas, ou reflexões tendo um tema organizador (3 comunicações, com duração máxima de uma hora por painel)
  • oficina: apresentação de uma metodologia, puzzle, jogo, recurso educativo, com carácter prático e interativo (duração máxima de 1 hora)
  • (des)instalações: apresentação de uma imagem, mapa, vídeo, poster, objeto artístico, performance, com possibilidade de interação entre autores/as e participantes do evento (15 mins.)

 

Chamada de trabalhos e datas importantes

  • Envio de resumos: até 05 de junho de 2023
  • Comunicação da decisão: até 15 de junho de 2023
  • Inscrição no encontro: até 20 junho de 2023
  • Encontro: 6 e 7 de julho de 2023

 

Envio de propostas de trabalhos

Para apresentação das propostas de trabalhos deverá ser usado o formulário criado para o efeito. 

O resumo deverá indicar (até 250 palavras):

  • Título do trabalho
  • Autoria, afiliação institucional (se aplicável) e e-mail
  • Eixo temático a que o trabalho se relaciona (máximo de 2 eixos)
  • Modalidade pretendida para a apresentação do trabalho (máximo de 1 modalidade)
  • Objetivo, tema/problemática, metodologia e resultados (se aplicável) da proposta

Será organizado um número temático com trabalhos do encontro na Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social (saber mais no seguinte link.). Os/as autores/as com propostas aceites, em qualquer uma das modalidades e que assim o pretendam, são convidados/as a enviar a sua proposta completa à apreciação da revista, após o encontro. Para esta proposta podem ser utilizadas diferentes linguagens (ex. texto, vídeo, podcast, memória descritiva…).

  • Envio de propostas completas para a revista: até 30 de setembro de 2023
  • Notificação aos autores da decisão: até 31 de outubro de 2023
  • Envio das propostas completas, após revisão por pares: 30 de novembro 2023
  • Publicação (estimada): janeiro de 2024

 

Inscrições no evento

As inscrições com ou sem apresentação de trabalho são gratuitas, mas é necessária a reserva de lugar até 15 junho de 2023, através do formulário.

 

Comissão organizadora

Alexandra Sá Costa
Dalila Pinto Coelho
Isabel Menezes
Joana Costa
Joana Padrão
Kenia Silva
Maria Jesus
Sara Borges
Sílvia Franco

Download>>Cartaz

Programa

(brevemente)

Mais informação | [email protected] e [email protected]

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