1º Encontro do Núcleo Relações-Em-Contexto

Qui04Jul(Jul 4)14:00Sex05(Jul 5)17:301º Encontro do Núcleo Relações-Em-ContextoApoiar a diversidade e a inclusão em educação – desafios, partilhas e reflexões14:00 - 17:30 (5)(GMT+01:00) FPCEUPTipo de eventoEncontroLocalFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Detalhes

Nos dias 4 e 5 de julho, decorrerá na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) o 1º Encontro do Núcleo Relações-Em-Contexto, do Grupo de Desenvolvimento e Educação (Centro de Psicologia da Universidade do Porto-CPUP), sob o mote Apoiar a diversidade e a inclusão em educação – desafios, partilhas e reflexões.

Este será um evento gratuito, mas de inscrição obrigatória, através do formulário.

Programa

4 de julho
14:00-14:30 – Receção dos/as participantes
14:30-16:00 – Mesa redonda – Perturbações do Neurodesenvolvimento: Olhar os desafios
Moderação: Catarina Grande (Professora, Psicóloga & Investigadora)
Convidadas: Filipa Sá Carneiro (Pedopsiquiatra), Cristina Nunes (Psicóloga), Rita Serra (Associação Portuguesa Voz do Autista)
16:00-18:00 – Workshop “Cuidar da Voz”
Convidada: Joana Manarte (Artista de música)
5 de julho
9:30-12:30 – Workshop “Rede de Escolas para a Educação Intercultural”
Convidadas: Mónica Mascarenhas, Teresa Oliveira
14h30-16h00 World-Café: Aprendizagem Socioemocional & Interculturalidade

>> Download cartaz e Programa


Notas Biográficas

Catarina Grande
Ph.D. em Psicologia, é Professora Auxiliar de pré/pós-graduação na FPCEUP e membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os principais interesses de investigação são as crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento típico/atípico. Participou de diferentes projetos de investigação sobre a intervenção precoce na infância e educação pré-escolar e mais recentemente em projetos relacionados com a cidadania, inclusão social e as competências digitais. Tem desenvolvido cursos de formação e workshops para profissionais de intervenção precoce, mas também para pais de crianças com incapacidade/deficiência. As suas publicações são na área da educação inclusiva, da intervenção precoce e da área da saúde em idade pediátrica.
https://loop.frontiersin.org/people/338841/overview
https://www.cienciavitae.pt/portal/501E-4E9E-C9CA

 

Filipa Sá Carneiro
É Médica Psiquiatra da Infância e Adolescência, Investigadora no Núcleo CASA e Centro Médico Velasquez. Doutoranda em Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Investigadora na área das Perturbações do Neurodesenvolvimento, com artigos científicos, apresentações em congressos e capítulos de livros publicados nesta área. Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com especialização em Psiquiatra da Infância e Adolescência no Departamento de Pedopsiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar do Porto, onde exerceu funções entre 2010 e 2016. Foi assistente Hospitalar de Pedopsiquiatria na ULSM EPE entre 2016 e 2017. Foi assistente hospitalar de Pedopsiquiatria no Centro Hospitalar Universitário São João EPE entre 2017 e 2021. Foi Terapeuta Familiar e de Intervenção Sistémica pela SPTF. Tem formação específica em Instrumentos Diagnósticos em Perturbações do Espectro do Autismo. Líder certificada de grupos “The Incredible Babies: Parents and Babies Parent Group Leader Training” e “The incredible Years: Parents, Teachers and Children Training Series – Parent Group Leader Training”.

 

Cristina Nunes
Psicóloga Especialista em Clínica, Saúde e Educação pela OPP, com especialidades avançadas em Intervenção Precoce e NEE, Mestre Pré-Bolonha em Psicologia pela Universidade do Porto, desenvolve atualmente a sua prática profissional em projeto próprio no Porto, designado SerQuemSou, Psicologia & Formação, Lda. do qual é diretora clínica. Estabelece parcerias e trabalha em rede com várias entidades e profissionais das várias áreas, no âmbito do desenvolvimento e educação. Ao longo da sua prática profissional tem se especializado em várias áreas, com particular relevância no que toca às alterações do neurodesenvolvimento, nomeadamente à Perturbação do Espetro do Autismo e alterações afins, ao longo do ciclo de vida. Incide a sua prática neste âmbito no contexto clínico desde a avaliação de despiste e suporte ao diagnóstico, à intervenção individual, em pequeno grupo e familiar, assim como à intervenção nos diversos contextos de vida (casa, escola, contexto laboral e comunidade). Atualmente desenvolve um projeto de inserção de adultos com PEA no mercado de trabalho, em parceria com várias entidades a nível nacional, designado Workability. No contexto da formação de profissionais, tem sido convidada como formadora e oradora em diferentes entidades a nível nacional, para profissionais das várias áreas, sendo ainda coordenadora científica de uma especialização em intervenção multidisciplinar na PEA. É ainda supervisora clínica e orientadora de estágios para a OPP com certificação no Modelo de Competências – Certificado Europeu de Psicologia. Do seu percurso profissional, destacam-se ainda a sua experiência enquanto investigadora no Centro de Psicologia e Educação da Criança da FPCEUP; a sua passagem pela Fundação AMA Autismo entre 2010 e 2016; a criação de um projeto de desenvolvimento social e emocional para pessoas com PEA através da expressão dramática, intitulado AuTiatro, desde 2007, com o desenvolvimento sucessivo de grupos. Tem ainda frequentado formação específica na área da avaliação e intervenção na PEA, nomeadamente formação clínica nos instrumentos de suporte ao diagnóstico Autism Diagnostic Interview – Revised (ADI-R) e Autism Diagnostic Observation Schedule 2 (ADOS2), e em várias metodologias de intervenção como SCERTS, DIR-Floortime, PRT, ImPact Project, Apoyo Conductual Positivo en TEA; Curso de Actualizacion en Transtorno del Espectro del Autismo pela AETAPI, entre outros, e tem formação específica em mindfulness, arteterapia e educação emocional.

 

Rita Serra
Bióloga aplicada, doutorada e investigadora no Centro de Estudos Sociais desde 2008 onde desenvolve investigação participativa e de base comunitária nas áreas da saúde e ambiente. Desde que soube que ela (e outros membros da família) são neurodivergentes, colabora com a Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA). Atualmente é coordenadora do AUTICORPOS 2.0: Melhorar a saúde mental e o bem-estar das pessoas autistas, cofinanciado pelo INR, I.P e liderado pela APVA. Em 2023, coordenou o AUTICORPOS – Dar corpo à saúde mental no autismo, cofinanciado pelo INR, I.P., centrando-se na investigação participativa e liderada pela comunidade com adultos autistas e profissionais aliados sobre as suas experiências no acesso a serviços de saúde mental.

 

Joana Manarte
Iniciou o seu percurso como cantora há cerca de 20 anos, no Porto, com uma trajetória que tem abarcado os mais diversos géneros musicais – jazz, MPB, rock, funk, pop e world music. Atualmente, integra Disco Voador e Miss Jones, participando na vertente criativa e performativa. Colabora, como convidada, com a Orquestra de Tango La Ideal e com o grupo de percussão be-dom. Foi vocalista de Papillon, octeto que lançou em 2017 um EP homónimo, e de tête-à-tête, um duo com o pianista João Mascarenhas. Para além da vertente artística, desenvolve atividade como terapeuta da fala e formadora na área da voz, técnica vocal e saúde vocal. Tem ainda realizado trabalhos na área da locução. Trabalha também como investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

 

Mónica Mascarenhas 
Colabora com a Fundação Aga Khan desde 2009, nos programas de Educação, Educação de Infância e Desenvolvimento da Sociedade Civil.
A sua formação de base é em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e desde 2000 tem desenvolvido o seu percurso profissional nas áreas da educação, da formação de adultos, da gestão escolar e associativa, e do desenvolvimento local. Ao longo deste percurso tem tido oportunidade de trabalhar com escolas e profissionais comprometidos com o aprofundamento da interculturalidade e pluralismo nas suas práticas, contribuindo para a criação/consolidação de estratégias de envolvimento e cooperação escolas-famílias-comunidades. Desenvolveu/participou em projetos de educação e de desenvolvimento comunitário; facilitou grupos e comunidades de práticas, bem como redes interinstitucionais. Tem desenvolvido ações de formação nas áreas da educação intercultural e do pluralismo, e em modelos de trabalho participativo. É membro da equipa técnica da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI), e nessa qualidade participa no desenvolvimento, implementação e facilitação do programa nacional REEI – uma rede de aprendizagem cooperada de escolas para a educação intercultural.
Adora estar em família, viajar, dançar e assume-se uma eterna aprendiz de ser feliz.

 

Teresa Oliveira
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade de Lisboa, fez Mestrado e Pós-graduação na mesma área. Professora de Português Língua Estrangeira e de PLNM, neste momento integra a equipa de Educação da Fundação Aga Khan e a equipa técnica da Rede de Escolas para a Educação Intercultural. No seu percurso profissional, fez formação e desenvolveu investigação em avaliação e certificação de línguas, tendo trabalhado no IAVE e no Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira, da Universidade de Lisboa, unidade com que continua a colaborar. Tem desenvolvido ciclos de formação em didática do Português e de PLNM e em avaliação. É autora de materiais de avaliação e de certificação em Português Língua Estrangeira e de recursos para PLNM. Adora a família, os amigos e viajar, porque, como escreveu Steinbeck, acredita que «Não são as pessoas que fazem as viagens, mas sim as viagens que fazem as pessoas.

 


Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.
By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.
×Fechar