1º Encontro do Núcleo Relações-Em-Contexto
Detalhes
Nos dias 4 e 5 de julho, decorrerá na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) o 1º Encontro do Núcleo Relações-Em-Contexto, do Grupo
Detalhes
Nos dias 4 e 5 de julho, decorrerá na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) o 1º Encontro do Núcleo Relações-Em-Contexto, do Grupo de Desenvolvimento e Educação (Centro de Psicologia da Universidade do Porto-CPUP), sob o mote “Apoiar a diversidade e a inclusão em educação – desafios, partilhas e reflexões”.
Este será um evento gratuito, mas de inscrição obrigatória, através do formulário.
Programa
4 de julho
14:00-14:30 – Receção dos/as participantes
14:30-16:00 – Mesa redonda – Perturbações do Neurodesenvolvimento: Olhar os desafios
Moderação: Catarina Grande (Professora, Psicóloga & Investigadora)
Convidadas: Filipa Sá Carneiro (Pedopsiquiatra), Cristina Nunes (Psicóloga), Rita Serra (Associação Portuguesa Voz do Autista)
16:00-18:00 – Workshop “Cuidar da Voz”
Convidada: Joana Manarte (Artista de música)
5 de julho
9:30-12:30 – Workshop “Rede de Escolas para a Educação Intercultural”
Convidadas: Mónica Mascarenhas, Teresa Oliveira
14h30-16h00 World-Café: Aprendizagem Socioemocional & Interculturalidade
Notas Biográficas
Catarina Grande
Ph.D. em Psicologia, é Professora Auxiliar de pré/pós-graduação na FPCEUP e membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os principais interesses de investigação são as crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento típico/atípico. Participou de diferentes projetos de investigação sobre a intervenção precoce na infância e educação pré-escolar e mais recentemente em projetos relacionados com a cidadania, inclusão social e as competências digitais. Tem desenvolvido cursos de formação e workshops para profissionais de intervenção precoce, mas também para pais de crianças com incapacidade/deficiência. As suas publicações são na área da educação inclusiva, da intervenção precoce e da área da saúde em idade pediátrica.
https://loop.frontiersin.org/people/338841/overview
https://www.cienciavitae.pt/portal/501E-4E9E-C9CA
Filipa Sá Carneiro
É Médica Psiquiatra da Infância e Adolescência, Investigadora no Núcleo CASA e Centro Médico Velasquez. Doutoranda em Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Investigadora na área das Perturbações do Neurodesenvolvimento, com artigos científicos, apresentações em congressos e capítulos de livros publicados nesta área. Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com especialização em Psiquiatra da Infância e Adolescência no Departamento de Pedopsiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar do Porto, onde exerceu funções entre 2010 e 2016. Foi assistente Hospitalar de Pedopsiquiatria na ULSM EPE entre 2016 e 2017. Foi assistente hospitalar de Pedopsiquiatria no Centro Hospitalar Universitário São João EPE entre 2017 e 2021. Foi Terapeuta Familiar e de Intervenção Sistémica pela SPTF. Tem formação específica em Instrumentos Diagnósticos em Perturbações do Espectro do Autismo. Líder certificada de grupos “The Incredible Babies: Parents and Babies Parent Group Leader Training” e “The incredible Years: Parents, Teachers and Children Training Series – Parent Group Leader Training”.
Cristina Nunes
Psicóloga Especialista em Clínica, Saúde e Educação pela OPP, com especialidades avançadas em Intervenção Precoce e NEE, Mestre Pré-Bolonha em Psicologia pela Universidade do Porto, desenvolve atualmente a sua prática profissional em projeto próprio no Porto, designado SerQuemSou, Psicologia & Formação, Lda. do qual é diretora clínica. Estabelece parcerias e trabalha em rede com várias entidades e profissionais das várias áreas, no âmbito do desenvolvimento e educação. Ao longo da sua prática profissional tem se especializado em várias áreas, com particular relevância no que toca às alterações do neurodesenvolvimento, nomeadamente à Perturbação do Espetro do Autismo e alterações afins, ao longo do ciclo de vida. Incide a sua prática neste âmbito no contexto clínico desde a avaliação de despiste e suporte ao diagnóstico, à intervenção individual, em pequeno grupo e familiar, assim como à intervenção nos diversos contextos de vida (casa, escola, contexto laboral e comunidade). Atualmente desenvolve um projeto de inserção de adultos com PEA no mercado de trabalho, em parceria com várias entidades a nível nacional, designado Workability. No contexto da formação de profissionais, tem sido convidada como formadora e oradora em diferentes entidades a nível nacional, para profissionais das várias áreas, sendo ainda coordenadora científica de uma especialização em intervenção multidisciplinar na PEA. É ainda supervisora clínica e orientadora de estágios para a OPP com certificação no Modelo de Competências – Certificado Europeu de Psicologia. Do seu percurso profissional, destacam-se ainda a sua experiência enquanto investigadora no Centro de Psicologia e Educação da Criança da FPCEUP; a sua passagem pela Fundação AMA Autismo entre 2010 e 2016; a criação de um projeto de desenvolvimento social e emocional para pessoas com PEA através da expressão dramática, intitulado AuTiatro, desde 2007, com o desenvolvimento sucessivo de grupos. Tem ainda frequentado formação específica na área da avaliação e intervenção na PEA, nomeadamente formação clínica nos instrumentos de suporte ao diagnóstico Autism Diagnostic Interview – Revised (ADI-R) e Autism Diagnostic Observation Schedule 2 (ADOS2), e em várias metodologias de intervenção como SCERTS, DIR-Floortime, PRT, ImPact Project, Apoyo Conductual Positivo en TEA; Curso de Actualizacion en Transtorno del Espectro del Autismo pela AETAPI, entre outros, e tem formação específica em mindfulness, arteterapia e educação emocional.
Rita Serra
Bióloga aplicada, doutorada e investigadora no Centro de Estudos Sociais desde 2008 onde desenvolve investigação participativa e de base comunitária nas áreas da saúde e ambiente. Desde que soube que ela (e outros membros da família) são neurodivergentes, colabora com a Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA). Atualmente é coordenadora do AUTICORPOS 2.0: Melhorar a saúde mental e o bem-estar das pessoas autistas, cofinanciado pelo INR, I.P e liderado pela APVA. Em 2023, coordenou o AUTICORPOS – Dar corpo à saúde mental no autismo, cofinanciado pelo INR, I.P., centrando-se na investigação participativa e liderada pela comunidade com adultos autistas e profissionais aliados sobre as suas experiências no acesso a serviços de saúde mental.
Joana Manarte
Iniciou o seu percurso como cantora há cerca de 20 anos, no Porto, com uma trajetória que tem abarcado os mais diversos géneros musicais – jazz, MPB, rock, funk, pop e world music. Atualmente, integra Disco Voador e Miss Jones, participando na vertente criativa e performativa. Colabora, como convidada, com a Orquestra de Tango La Ideal e com o grupo de percussão be-dom. Foi vocalista de Papillon, octeto que lançou em 2017 um EP homónimo, e de tête-à-tête, um duo com o pianista João Mascarenhas. Para além da vertente artística, desenvolve atividade como terapeuta da fala e formadora na área da voz, técnica vocal e saúde vocal. Tem ainda realizado trabalhos na área da locução. Trabalha também como investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Mónica Mascarenhas
Colabora com a Fundação Aga Khan desde 2009, nos programas de Educação, Educação de Infância e Desenvolvimento da Sociedade Civil.
A sua formação de base é em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e desde 2000 tem desenvolvido o seu percurso profissional nas áreas da educação, da formação de adultos, da gestão escolar e associativa, e do desenvolvimento local. Ao longo deste percurso tem tido oportunidade de trabalhar com escolas e profissionais comprometidos com o aprofundamento da interculturalidade e pluralismo nas suas práticas, contribuindo para a criação/consolidação de estratégias de envolvimento e cooperação escolas-famílias-comunidades. Desenvolveu/participou em projetos de educação e de desenvolvimento comunitário; facilitou grupos e comunidades de práticas, bem como redes interinstitucionais. Tem desenvolvido ações de formação nas áreas da educação intercultural e do pluralismo, e em modelos de trabalho participativo. É membro da equipa técnica da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI), e nessa qualidade participa no desenvolvimento, implementação e facilitação do programa nacional REEI – uma rede de aprendizagem cooperada de escolas para a educação intercultural.
Adora estar em família, viajar, dançar e assume-se uma eterna aprendiz de ser feliz.
Teresa Oliveira
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade de Lisboa, fez Mestrado e Pós-graduação na mesma área. Professora de Português Língua Estrangeira e de PLNM, neste momento integra a equipa de Educação da Fundação Aga Khan e a equipa técnica da Rede de Escolas para a Educação Intercultural. No seu percurso profissional, fez formação e desenvolveu investigação em avaliação e certificação de línguas, tendo trabalhado no IAVE e no Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira, da Universidade de Lisboa, unidade com que continua a colaborar. Tem desenvolvido ciclos de formação em didática do Português e de PLNM e em avaliação. É autora de materiais de avaliação e de certificação em Português Língua Estrangeira e de recursos para PLNM. Adora a família, os amigos e viajar, porque, como escreveu Steinbeck, acredita que «Não são as pessoas que fazem as viagens, mas sim as viagens que fazem as pessoas.