Continuam as ações de disseminação dos resultados do projeto Equity&Pisa. Depois de duas sessões on-line do Seminário Final do projeto, organizadas em dezembro passado, a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República recebeu, no dia 4 de fevereiro, Gil Nata (UTAD) e Tiago Neves (FPCEUP), investigadores responsáveis pelo projeto e membros do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). A apresentação, disponível para visionamento no Canal Parlamento, visa contribuir para uma transferência construtiva do conhecimento entre a Academia e os decisores políticos.
Desde a sua criação, em 2000, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da OCDE, visa fornecer informações e análises de qualidade (e comparáveis) sobre sistemas educativos como forma de apoiar os processos de tomada de decisão.
O estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref.ª PTDC/CED-EDG/2124/2020) e conduzido no CIIE entre 2021 e 2024, explorou a relação entre a participação dos países no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da OCDE, e as alterações nos níveis de equidade educativa (relativa a questões socioeconómicas). Os principais objetivos incluíram compreender se a participação no PISA contribuiu para melhorias na equidade educativa, avaliar o impacto das políticas educativas nacionais e analisar a perceção de intervenientes educativos sobre a relação entre o PISA e a equidade.
O estudo desenvolvido aponta para uma conclusão relevante: 20 anos após o início do PISA, os países participantes, com raras exceções, não foram capazes de melhorar significativamente a sua equidade. De facto, no geral, a evolução da equidade nos países pertencentes ao PISA tem sido sofrível: ligeira subida no que diz respeito à igualdade de oportunidades e ligeira descida no que diz respeito à igualdade de resultados. Por sua vez, Portugal não tem conseguido, desde 2000, melhorar significativamente os resultados nos diferentes indicadores da equidade.
> Assista à apresentação dos resultados do projeto Equity&Pisa no Canal Parlamento.
> Leia os artigos Change in socioeconomic educational equity after 20 years of PISA: A systemic literature review e A long road to educational equity: Tracking trends through PISA 2000–2018, publicados na plataforma Science Direct.