Durante o dia 26 de maio de 2023 realizamos, na FPCEUP, o Encontro Nacional de Mentoria na Escola. Neste encontro contamos com a organização tripartida de três instituições: o CIIE-FPCEUP, a MentorART e a Critical Software.

As duas últimas instituições promovem projetos de mentoria em escolas com oferta ao nível do ensino básico e secundário. Com uma média de 80 participantes ao longo de todo o dia podemos debater sobre o Estado da Educação e da Mentoria em Portugal e para esta reflexão contamos com a presença do Doutor João Couvaneiro, Dr. Gonçalo Quadros, Dra. Tânia Nunes, Dra. Ana Gil, Dr. Alon Garlon, Dr. Neil Mason e Dra. Conceição Malhó.

Cada um destes ilustres convidados trouxe um conjunto de inquietações sobre estes temas a partir de contextos distintos e experiências diversas, nomeadamente, escolas, autarquias, empresas, associações e o ensino superior. No fim da manhã tivemos momentos de partilha e debate com os diferentes participantes naquele que denominamos como “Thinking Lab” e retomamos os trabalhos de almoço com um conjunto de workshops.

Conceitos como o compromisso ético e o rigor da ação atravessaram todas as comunicações e percebemos que o caminho que se percorre necessita de ser acompanhado por avaliações de impacto que permitam a monitorização da ação. Foram muitas as perguntas que ficaram por responder, mas percebemos que em matéria de mentoria impera a necessidade de se fazer boas perguntas.