Entre os dias 7 e 11 de abril, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) acolheu uma delegação do Centro Autonómico de Formación e Innovación (CAFI), de Santiago de Compostela, constituída por professores, assessores pedagógicos e inspetores de educação.

O grupo galego participou na formação A diversidade e inclusão nas escolas: estratégias e indicadores de qualidade de políticas e práticas de inclusão, uma iniciativa integrada nas atividades da comunidade de prática de investigação JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação. Coordenada por Sofia Marques da Silva e Marta Sampaio, a formação contou ainda com a dinamização de vários membros do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), como Thiago Freires, Carla Figueiredo, Nicolas Martins da Silva e Sofia Almeida Santos.

Ao longo da semana, os participantes foram desafiados a refletir criticamente sobre os múltiplos desafios da diversidade e inclusão em contextos escolares. A formação incluiu a análise de prioridades definidas nas políticas educativas a nível europeu, nacional e regional, a identificação de estratégias para promover o sucesso educativo em contextos marcados pela diversidade – com especial enfoque nos projetos educativos das escolas e nos estilos de liderança – bem como a definição e reconhecimento de indicadores que permitam identificar práticas de inclusão nas escolas.

Realizou-se também uma visita ao Agrupamento de Escolas do Cerco, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto diversos projetos desenvolvidos em torno da inclusão e diversidade, e ao seu Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial.

Por fim, o programa de formação contou ainda com a realização de uma sessão pública promovida em articulação com o Observatório da Vida das Escolas (OBVIE), intitulada de Experiências de inclusão no contexto educativo da Galiza, que proporcionou um espaço de partilha e diálogo sobre práticas inclusivas naquela região autónoma de Espanha; dando assim continuidade ao processo de internacionalização, que é uma das várias linhas orientadoras previstas no Plano Estratégico da FPCEUP até 2030.