O projeto de investigação Caring – Exposure to Cyberbullying and other harmful online content, da investigadora Mariana Rodrigues do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), foi contemplado com o apoio financeiro do Observatório Social da Fundação “la Caixa”.

“Crianças e jovens estão mais conetados/as digitalmente do que nunca. A exposição ao cyberbullying e a outros conteúdos online nocivos – como discurso de ódio, desinformação, conteúdo sexualizado, imagens violentas, hábitos alimentares pouco saudáveis ou automutilação – constituem problemas globais com potencial impacto negativo na saúde, bem-estar emocional e desenvolvimento académico, o que, em última análise, pode comprometer a vida adulta da população juvenil”, afirma Mariana Rodrigues.

Com uma duração prevista de 12 meses, o projeto tem como objetivos conhecer as percepções de jovens sobre a exposição ao cyberbullying e a outros conteúdos online potencialmente nocivos; analisar como estas experiências afetam dimensões académicas e psicossociais; e, por fim, explorar como fatores de risco e de proteção condicionam quer os níveis de cyberbullying e de exposição a conteúdos online nocivos, quer o efeito destas experiências em dimensões académicas e psicossociais. 

A investigação adotará uma abordagem quantitativa, através da realização de um inquérito nacional junto de uma amostra representativa de jovens (11-21 anos).

Um estudo sobre o tema conduzido por Mariana Rodrigues em 2022 apontava, entre outros dados, que 1 em cada 10 jovens era vítima de cyberbullying muito frequentemente, sob a forma de comentários, boatos ou assédio.

O processo de seleção de propostas recebidas foi conduzido por especialistas académicos da área das ciências sociais ligados à área em estudo. Os projetos permaneceram anónimos durante todo o processo de avaliação.