Cinco novos projetos concebidos por 3 investigadoras e 2 investigadores dos centros da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) – o Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) – e uma sexta proposta elaborada em parceria foram aprovadas no Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos 2023.

Os resultados, de carácter provisório, enquadram-se no concurso que visa promover ideias inovadoras através do apoio a projetos de 18 meses, de carácter exploratório (PeX), em todos os domínios científicos, promovidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Nesta edição, a FPCEUP alcançou uma taxa de aprovação de 41,7% relativamente às propostas elegíveis em coordenação.

A Psicologia teve uma taxa de aprovação de 50%, relativamente às propostas elegíveis em coordenação nesse painel.

No painel dedicado às Ciências da Educação, registou-se uma taxa de aprovação de 40%, um resultado particularmente positivo que representa 36,4% do financiamento do painel. A FPCEUP destacou-se também alcançando os 1.º e 2.º lugares no ranking deste painel.

Os projetos contemplados são:

Desenvolvimento da identidade e apoio emocional a pessoas concebidas com recurso a doação de gâmetas
Investigadora Responsável: Mariana Martins (Psicologia)
As pessoas concebidas com recurso à doação de gâmetas (PCDG) deparam-se muitas vezes com emoções complexas quando descobrem as suas origens genéticas. Este projeto tem como objetivo melhorar as estratégias de coping, o ajustamento psicossocial e o bem-estar das dessas pessoas, em particular dos jovens adultos. Procura compreender como a formação da identidade, a vinculação parental, a revelação do modo de conceção e o contacto com os dadores influenciam o ajustamento psicológico.

CONSTATED – A construção social de estatísticas da Educação
Investigador Responsável: Tiago Neves (Ciências da Educação)
Questionando as origens, a produção e as implicações dos números na Educação, este projeto aborda uma questão fundamental, porém frequentemente negligenciada: a construção social das estatísticas da educação a partir de dois indicadores-chave (a taxa de abandono e de retenção escolar e a inflação de notas).

Unir gerações no ensino: potenciar o desenvolvimento profissional de professores portugueses através de diálogos intergeracionais
Investigadora Responsável: Rita Tavares de Sousa (Ciências da Educação)
A profissão docente enfrenta um conjunto de transformações e desafios. Este projeto exploratório aborda questões críticas como o declínio da atratividade do ensino, o aumento da carga de trabalho e da burocracia, o envelhecimento da população docente e a necessidade de um desenvolvimento profissional contínuo.

ProActCoP: Cocriar conhecimento sobre/e ação para mudança mas regiões do interior
Investigadora Responsável: Ana Luísa Costa (Ciências da Educação)
Este projeto pretende contribuir para o avanço do conhecimento sobre o envolvimento no Ativismo Profissional nas regiões do interior de Portugal, através da criação de um quadro teórico, empírico e prático aprofundado baseado em várias regiões, que informará futuras práticas educativas, de intervenção e de investigação.

Mapeamento das conceções e práticas de internacionalização na formação de professores: um retrato de Portugal
Investigador Responsável: Thiago Freires (Ciências da Educação)
A internacionalização está na agenda do ensino superior desde o século XX, mas pouco se sabe sobre o modo como a formação de professores se tem envolvido com essa dimensão. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento da internacionalização da formação de professores (IFP) em Portugal, identificando a forma como as principais partes interessadas a concetualizam e mapeando as estratégias já implementadas.

Construindo a vocação dos professores no século XXI
Investigadora Responsável na FPCEUP (Coordenação: Universidade Nova de Lisboa): Sara Pinheiro (Ciências da Educação)
A crise de recrutamento, o envelhecimento dos docentes e a crescente exaustão experimentada por esta categoria profissional são as faces objetivas de um mal-estar profundo nas escolas portuguesas. Este projeto tem como objetivo explorar o modo como os docentes vivenciam a sua vocação na atualidade, através dos seus engajamentos (mobilização) e desengajamentos (desmobilização), com vista a compreender a extensão da problemática do desgaste dos docentes e da escassez de candidatos à profissão.