Carlinda Leite, Professora Emérita da Universidade do Porto e Catedrática aposentada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), foi agraciada no passado dia 20 de julho com a Medalha de Mérito da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, durante o 8.º Congresso Internacional 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão.
“Iniciei a carreira de docente há 50 anos, como professora de Ciências da Natureza e de Matemática. Queria tornar-me numa excelente professora e ser recordada por dar atenção a todos/as os/as estudantes, fazendo com que cada um/a se sentisse especial. Em 1986, integrei a FPCEUP e esse continuou a ser o meu lema. Interpreto esta Medalha como um indicador de que não me afastei do desejo que tinha, muito jovem, de contribuir para uma sociedade mais democrática, sempre orientada por princípios de inclusão. Por isso, fiquei imensamente agradada com a Pró-Inclusão, que propôs homenagear-me com esta Medalha de Mérito da Inclusão. Ao fazê-lo, sinto que está também a homenagear a FPCEUP.”
Fundada em 2008, a Pró-Inclusão tem como objetivos apoiar a profissionalidade dos docentes de Educação Especial na busca de padrões de excelência e da inovação nas práticas, na investigação e nas políticas; para além promover uma educação de qualidade para os alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Sobre Carlinda Leite
Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (1998), Carlinda Leite foi Professora Catedrática Convidada da FPCEUP até 2019, ano em que se aposentou. Presidente do Conselho Diretivo da FPCEUP de 2005 a 2007 e de 2009 a 2010, dirigiu ainda o Departamento de Ciências da Educação (2005-2010) e o Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (2003-2010).
Autora ou coautora de 22 livros e monografias e mais de 250 artigos científicos e capítulos de livro, tem focado o seu trabalho sobre diversas temáticas do campo educacional, nomeadamente as políticas educacionais e curriculares, políticas e modelos de formação de professores, educação e diversidade cultural, avaliação das aprendizagens, avaliação institucional e da qualidade da formação, inovação pedagógica e inclusão digital.
Em 2019, foi distinguida com o título de Professor Emérito da U.Porto. Em 2022, tornou-se na primeira provedora dos docentes e investigadores, cargo que tem por missão defender os direitos e os interesses do pessoal docente e investigador da U.Porto.