As questões da promoção do sucesso e de combate ao abandono escolar na U.Porto estiveram no centro da intervenção de Amélia Veiga, Subdiretora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) membro do Observatório do Sucesso Académico da U.Porto (OSA-UP), no 3.º Congresso Pedagógico da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), que se realizou no passado dia 14 de novembro.

O OSA-UP examinou o tema com base em dados recolhidos num questionário aplicado em todas as unidades orgânicas da U.Porto no passado mês de outubro. O desenho do instrumento de recolha de dados foi elaborado com base num estudo prévio desenvolvido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Os resultados preliminares abarcam diversas dimensões.

No que respeita à gestão institucional e pedagógica, a análise aponta no sentido de um compromisso institucional significativo. O sistema interno de garantia de qualidade, o Conselho Pedagógico e as Direções de Ciclo de Estudo desempenham um papel relevante na definição de políticas para combater o abandono. As medidas estão, na sua maioria, implementadas num grau intermédio.

Quanto à comunicação e divulgação, o grau de implementação das medidas está, de forma geral, num grau avançado ou intermédio. No que concerne a integração dos estudantes, identificam-se algumas iniciativas de acolhimento e mentoria implementadas num grau avançado.

No entanto, as medidas ligadas à capacitação de novos estudantes ou a informação sobre a situação socioeconómica dos estudantes e as suas expectativas, está a iniciar, em algumas das Faculdades inquiridas.

O acompanhamento e orientação dos estudantes é objeto de um esforço institucional para melhorar o suporte, mas parecem faltar programas eficazes de aconselhamento pedagógico e apoio personalizado, uma vez que um grande número de Faculdades revelou desconhecimento sobre esse tipo de medidas.

Por fim, no que concerne a inserção profissional, os respondentes destacam algum desconhecimento de ações específicas que facilitem a transição para o mercado de trabalho.

Assim, a análise preliminar dos dados sugere que uma abordagem integrada e holística, que envolva suporte académico, socioeconómico e profissional, é essencial para reduzir o abandono no ensino superior. A implementação de medidas que promovam a integração dos estudantes, bem como o seu acompanhamento e orientação, ao influenciar a prossecução dos objetivos individuais dos estudantes, deve ser vista, a nível institucional, como determinante para promover o sucesso académico.