O 2º Simpósio Doutoral PSI.UNorte aconteceu nos passados dias 15 e 16 de maio na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em Braga, e reuniu mais de duzentos estudantes, investigadores e profissionais das universidades públicas do Norte de Portugal.

O simpósio foi promovido pela Escola de Psicologia da UMinho (e pela sua Associação de Estudantes), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pela Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O objetivo foi o de partilhar conhecimentos e práticas para aprofundar uma cultura de colaboração entre alunos, investigadores, docentes e psicólogos das três instituições. A primeira edição, simultânea à 1ª Convenção Psicologia UNorte, ocorreu em fevereiro de 2022, na FPCEUP, com 180 participantes. Para 2024, prevê-se que o 3º Simpósio Doutoral e a 2ª Convenção Psicologia UNorte decorram na UTAD, em Vila Real.

Pedro Nobre, Diretor da FPCEUP, foi uma das pessoas convidadas a integrar a mesa de abertura do Simpósio, juntamente com os responsáveis das outras escolas/faculdades de Psicologia que fazem parte do Consórcio UNorte.pt: Miguel Gonçalves, da UMinho, e Inês Relva da UTAD.

O Consórcio UNorte.pt nasceu em 2015 e as três escolas/faculdades de Psicologia decidiram unir esforços na oferta educativa da área a partir de 2019, face à restruturação nacional dos mestrados integrados e para ganhar escala e dimensão competitiva. Harmonizar cursos de pós-graduação, facilitar a circulação de alunos e profissionais entre as três universidades, acentuar sinergias na investigação e cooperar na interação com a sociedade são algumas das metas.

Durante os dois dias do evento aconteceram oito sessões paralelas iniciais, 19 comunicações orais, uma mesa redonda e uma tertúlia noturna pré-evento, além da apresentação de 40 posters e 37 pitches. Destaca-se ainda a 16 de maio, às 17h00, a palestra plenária de Tânia Morgado, da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, seguindo-se o encerramento, com um(a) professor(a) e estudante da UMinho, UP e UTAD.

Entre os oradores convidados estiveram Bruno Aragão, deputado da Assembleia da República, Maria João Pereira, representante da International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education, Isabel Soares, diretora do laboratório colaborativo ProChild, e Sónia Rodrigues, presidente da associação AjudAjudar.

Temas que impactam a sociedade em geral, como pobreza infantil, distúrbios alimentares e de sono, consumo de droga e álcool, psicopatia, traumas, declínio cognitivo, sobredotação, atitudes perante alterações climáticas, gamificação, rendimento escolar, jovens nem-nem e trabalho por turnos foram abordados pelas pessoas investigadoras do Consórcio UNorte.pt. As relações pessoais estiveram também em destaque, como o toque e a atração, o que muda após um cancro, a depressão pré-natal, a infertilidade, a adoção homossexual, a infidelidade, a reunificação familiar, o ciberabuso, as testemunhas de bullying, a violência sexual e os trabalhadores de sexo trans.