A Câmara Municipal de Matosinhos acolheu, no passado dia 27 de setembro, a cerimónia de constituição oficial da Rede Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade (Rede E2O Portugal), uma iniciativa que tem como missão contribuir para a redução do abandono escolar precoce e para a promoção das qualificações e da inclusão social de jovens em Portugal.

Através desta iniciativa pioneira, as mais de 30 entidades fundadoras – onde se inclui a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) na qualidade de coordenadora – comprometem-se a “promover a educação de segunda oportunidade, apoiando o lançamento e institucionalização de novas iniciativas, particularmente de Escolas de Segunda Oportunidade (E2O), dirigidas aos jovens em abandono precoce da educação e formação, com baixas qualificações, desempregados ou em ocupações precárias, em risco de exclusão social”.

Entre as prioridades da Rede E2O Portugal inclui-se igualmente a defesa de políticas de longo prazo no campo da educação de segunda oportunidade, “suportadas por uma estratégia nacional integrada, combinando medidas de promoção de qualificações, emprego e apoios sociais aos jovens” e “estabelecendo pontes com a administração pública”.

A missão da nova Rede prevê ainda a produção de conhecimento sobre a situação de formação e emprego dos jovens em Portugal; a dinamização de ações conjuntas de partilha de boas práticas; a gestão do  sistema de acreditação das escolas de segunda oportunidade existentes no país; ou a cooperação com outras redes nacionais de E2O, com a rede europeia (E2C Europe) e com rede do Mediterrâneo (MedNC).

A coordenação da Rede E2O Portugal é assumida pela FPCEUP, representada pela docente Eunice Macedo, e por representantes das três Escolas de Segunda Oportunidade existentes no país (Matosinhos, Valongo e Samora Correia), e do Município de Matosinhos.

O caminho até à Rede E2O Portugal

A constituição da Rede E2O Portugal constitui o ponto culminante de um processo que deu os primeiros passos durante o 1.º Encontro Nacional de Iniciativas de Educação de Segunda Oportunidade (ENIE2O), realizado em abril de 2018, por iniciativa de 30 instituições, projetos e iniciativas de educação de segunda oportunidade.

A intenção de estabelecer a rede foi reafirmada durante o 2.º ENIE2O, que decorreu em 2019, em Valongo, ocasião em que foi renovada a disponibilidade das instituições e profissionais envolvidos para dinamizar o projeto, em favor dos jovens portugueses mais vulneráveis e da sua integração social e profissional.

Realizado no passado dia 27 de setembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o ato de constituição oficial  da Rede contou com as intervenções de Luís Mesquita, em representação da Rede e das entidades fundadoras, bem como do Vereador da Educação da CMM, Correia Pinto, e de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação. O encerramento da cerimónia ficou a cargo de Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara de Matosinhos.

Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara de Matosinhos, encerrou a cerimónia que assinalou a constituição formal da Rede E2O Portugal. (Foto: DR)