A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) foi o palco, nos passados dias 3 e 4 de fevereiro, da 1.ª Convenção de Psicologia do Consórcio UNorte.pt, formado pela U.Porto e pelas universidades do Minho (UMinho) e de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Ao longo dos dois dias, os mais de 250 participantes tiveram a oportunidade de participar em 11 painéis temáticos, nos quais foram apresentados os trabalhos de investigação científica de professores e investigadores das três universidades. O programa científico incluiu ainda oito mesas de comunicações livres, mais de três dezenas de comunicações em formato de poster, e cerca de 40 comunicações na modalidade de Pitch.

Números que, para Fernando Barbosa, docente da FCEUP e membro da comissão organizado do evento, “dizem bem do interesse suscitado por esta Convenção e do amplo envolvimento de docentes, investigadores e estudantes de doutoramento das três “escolas” de Psicologia do Consórcio U.Norte”.

De acordo com o mesmo responsável, esta 1.ª Convenção de Psicologia do Consórcio UNorte.pt “revelou-se da maior importância para aprofundar as relações de cooperação entre a U.Porto, a UTAD e a UMinho na área científica da Psicologia”, quer ao nível do “conhecimento mútuo do trabalho desenvolvido”, como da “identificação de problemas e objetivos comuns”. Em cima da mesa esteve ainda “a construção conjunta de respostas mais aptas aos desafios com que as universidades se defrontam, não só na região, mas também no plano nacional e internacional”.

O primeiro dia da Convenção contou com as intervenções do presidente da CCDR-N, António Cunha, e dos Reitores das três universidades participantes.

O segundo dia do evento foi preenchido com o 1.º Simpósio Doutoral em Psicologia UNorte (SIMPsi UNorte), onde os estudantes de doutoramento do consórcio apresentaram comunicações, posters e pitchs. No final, foram atribuídos prémios aos seis melhores trabalhos.

A segunda edição da Convenção Psicologia UNorte vai decorrer em 2024, na UTAD. Já o próximo SIMPsi UNorte está agendado para 2023, na UMinho.