Pedro Nobre, diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e ex-presidente da Associação Mundial de Saúde Sexual, foi convidado para participar na reunião comemorativa dos 50 anos do Programa de Reprodução Humana (HRP) da Organização Mundial de Saúde (OMS) que decorreu no passado dia 26 de abril, na sede da OMS em Genebra.

Este encontro, que reuniu especialistas na área de Saúde Sexual e Reprodutiva de todo o mundo, acontece na mesma altura em que OMS celebra os seus 75 anos.

O Secretário Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, esteve presente no evento e enfatizou o papel fundamental que a Saúde Sexual e Reprodutiva tem para a promoção da saúde global e como o acesso aos serviços de saúde nesta área é um direito fundamental de todas as pessoas.

A Diretora do Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva da OMS, Pascale Allotey, destacou por sua vez o papel que este programa teve ao longo dos últimos 50 anos, através da “construção de evidência científica que serviu de base à implementação de intervenções em áreas tão críticas para a saúde e os direitos das pessoas como os métodos contraceptivos, serviços de apoio à IVG, violência sexual e de género, ou a saúde materna e neonatal”.

Segundo Pedro Nobre, que tomou posse como diretor da FPCEUP em outubro do ano passado, este encontro foi “extremamente importante” e marcou também o “início da viragem de uma visão sobretudo focada nos problemas, para uma abordagem orientada para a promoção da saúde sexual e bem-estar como um importante determinante da saúde global e da satisfação com a vida”.

Note-se que esta visão mais positiva da sexualidade como dimensão central da experiência humana e fonte de bem-estar e satisfação tem sido suportada por investigação recente incluído a que é conduzida no SexLab da FPCEUP e está no cerne da Declaração de Direitos Sexuais da Associação Mundial de Saúde Sexual.