Evento vai juntar vários investigadores de renome dos nos domínios da leitura e da escrita. (Foto: Arquivo U.Porto)

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) acolhe, de 1 a 3 de novembro, o 1st LITERACY SUMMIT, um evento durante o qual investigadores, profissionais, developers da área da literacia, bem como entidades parceiras da European Literacy Network (ELN) vão juntar-se para partilhar e divulgar resultados de investigações, boas práticas, aplicações e ações para promover a leitura e a escrita a nível mundial.

O objetivo desta iniciativa inédita é juntar ciência, prática e tecnologia dedicadas à literacia. Para o efeito, estarão presentes no encontro mais de 300 investigadores/as, professores/as universitários, professores/as de vários agrupamentos escolares, psicólogos/as, terapeutas, jornalistas e developers de software, entre outros.

O evento vai receber, como principais oradores, investigadores internacionais de renome – com destaque para Karen Harris (Arizona State University), Steve Graham (Arizona State University) e Richard Wagner (Florida State University) – e com uma longa carreira dedicada à investigação nas áreas da leitura e da escrita.

A sessão de abertura contará, entre outras, com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

Ao longo de três dias (ver programa), serão ainda apresentadas mais de 100 comunicações em seis formatos –  comunicações individuais, simpósios, mesas redondas, demos de práticas, demos de aplicações e posters –, abordando temáticas como os desafios do multilinguismo nas escolas, práticas inclusivas e as potencialidades do digital associadas à promoção da literacia em Portugal e no mundo, entre outros temas.

O 1st LITERAcY SUMMIT é organizado pela FPCEUP, em conjunto com a ELN, e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que integra a Comissão de Honra do summit juntamente com outras personalidades nacionais e internacionais.

A European Literacy Network é uma rede internacional financiada pela COST Action IS401. Qualquer pessoa interessada em assuntos ligados à leitura e à escrita pode tornar-se membro da rede ELN, e participar ativamente nas suas iniciativas.