A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) recebeu recentemente o Certificado “Coração Verde” da Lipor, galardão destinado a entidades que se destaquem na implementação de práticas ambientais que promovem a sustentabilidade.

A entrega da certificação aconteceu no passado dia 11 de novembro, nas instalações da FPCEUP, e contou com a presença do novo Diretor da FPCEUP, Pedro Nobre, e de Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e vereador responsável pelos pelouros do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital.

Do lado da FPCEUP, Pedro Nobre agradeceu a atribuição daquele que encara como “o reconhecimento pelo trabalho consistente e proativo feito pela Faculdade nos últimos anos em prol da sustentabilidade energética e de boas práticas ambientais promovida pela anterior direção sob a liderança da Professora Luísa Faria”.

O diretor da faculdade destacou ainda “o empenho da técnica Sílvia Alves, que foi um elemento de ligação fundamental na gestão e recolha de resíduos urbanos em toda a envolvente da Faculdade”.

Por último, Pedro Nobre reiterou o compromisso de “prosseguir o legado nesta área” e manter a FPCEUP como “um exemplo de sustentabilidade e eficiência energética na Universidade do Porto, na cidade e na região”.

Filipe Araújo, que é também administrador da Unidade de Educação e Formação Ambiental da Lipor, referiu que “o nosso objetivo não é o de atribuir prémios às instituições, mas sim de mudar comportamentos”.

O galardão foi entregue por Filipe Araújo, vice-presidente da CMP e administrador da Unidade de Educação e Formação Ambiental da Lipor. (Foto: DR)

O caminho até ao “Coração Verde”

A atribuição do Galardão “Coração Verde” à FPCEUP resultou de um processo de certificação iniciado em 2019, e que visou a adoção de boas-práticas ambientais no domínio da gestão e recolha de resíduos urbanos.

Entre as iniciais adotadas incluem-se a reorganização e otimização do equipamento de deposição da FPCEUP, juntamente com a eliminação de pontos indesejados para deposição de resíduos indiferenciados.

A estretágia procurou ainda envolver toda a comunidade da faculdade  procurou-se sensibilizar a comunidade da faculdade através da partilha de boas práticas com a comunidade interna e externa à instituição.