Equipa da FPCEUP liderada por Sandra Torres quer intervir ao nível do controlo alimentar e da regulação emocional das mulheres com excesso de peso.

A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) prepara-se para iniciar no próximo mês de março um programa de intervenção especialmente destinado a apoiar mulheres que sofram de obesidade ou excesso de peso.

A obesidade é atualmente considerada pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública, com implicações médicas e psicológicas muito significativas. Para além da redução do peso e das mudanças no estilo de vida, importa intervir ao nível dos factores que influenciam o comportamento alimentar, nomeadamente as emoções.

Com este programa de intervenção, a FPCEUP espera agir ao nível do controlo alimentar e da regulação emocional, contribuindo deste modo para o tratamento do problema da obesidade. A intervenção terá um formato de grupo, de forma a facilitar a partilha e troca de experiências, a valorização da expressão emocional, o crescimento pessoal e o desenvolvimento de competências interpessoais.

O programa de intervenção contempla 12 sessões, a realizar quinzenalmente a partir de março (em data ainda a defoinir), no Serviço de Consultas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto. Cada sessão tem o custo de 10€.

O programa é aberto a mulheres com mais de 18 anos, que sofram de obesidade ou excesso de peso. As interessadas em participar neste programa de intervenção devem inscrever-se até 15 de março,  junto do Serviço de Consultas em Psicologia da FPCEUP, através do telefone 220400600 ou do e-mail [email protected].