Detalhe de fotografia da exposição “Olhar e Ajudar”, de Alfredo Cunha (clicar na imagem para fotografia completa).

No dia 5 de dezembro, a Universidade do Porto vai novamente homenagear o trabalho realizado pelos perto de 3000 membros da sua comunidade académica que se dedicam a projetos de voluntariado.

O Dia do Voluntário da Universidade do Porto 2017 vai ser assinalado com uma sessão de conferências em torno do tema “Cidadania e Solidariedade” e a inauguração da exposição fotográfica “Olhar e Ajudar”, da autoria do conceituado fotojornalista português Alfredo Cunha.

Abertas a todo o público – mediante inscrição até 1 de dezembro pelo email [email protected] , as conferências irão decorrer durante toda a manhã no Salão Nobre da Reitoria, arrancando às 9h30 com a intervenção de abertura do Reitor da Universidade do Porto (ver programa completo).

A primeira conferência realizar-se-á logo de seguida, sob o título “O Lugar do Homem e do Mundo no Futuro que se Constrói”. Maria Geraldes, membro cooptada do Conselho Geral da U.Porto e antiga presidente do Instituto Português da Juventude e vice-presidente da Delegação do Porto da Cruz Vermelha Portuguesa, será a oradora.

Depois será a vez de Rui Pedroto, presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota e vogal da Direção do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, discorrer sobre “Cidadãos e Organizações Socialmente Responsáveis”.

Após um breve intervalo, será dada a palavra a Nuno Alçada, Professor da Faculdade de Medicina e membro da Comissão de Voluntariado da U.Porto, e ao Pe. António Almiro Mendes, Diretor do Secretariado Diocesano das Missões, que irão protagonizar o debate “Participação Cívica e Voluntariado: Um Imperativo Ético nas Respostas aos Problemas dos Nossos Dias”, que contará com a moderação de José Leite Pereira, coordenador do projeto UPSolidária e antigo diretor do Jornal de Notícias.

O final da sessão, pelas 12h30, será assinalado com a inauguração oficial da exposição fotográfica “Olhar e Ajudar”, que contará com a presença do autor Alfredo Cunha, um dos mais conceituados fotógrafos portugueses cujo percurso profissional conta com passagens pelos principais jornais do País e em agências noticiosas internacionais e como fotógrafo oficial dos Presidentes da República António Ramalho Eanes e Mário Soares.

Patente nas Arcadas da Reitoria até 31 de dezembro, a exposição é uma coletânea de fotografias que Alfredo Cunha recolheu em vários países do mundo ao longo de toda a sua carreira profissional. Como refere José Leite Pereira na folha de sala, estas fotografias “são imagens de pobreza, de doença, de destruição e de guerra, mas se olharmos melhor há beleza em quase todas elas, a beleza que um Artista consegue pôr nas coisas mais tristes”.

Mas o objetivo da exposição é exatamente colocar estas imagens de pobreza, doença, destruição e guerra, mas também de uma profunda humanidade, sob o olhar de todos os que passam na Baixa do Porto na esperança de sensibilizar quem as vê.

E assim, no Dia do Voluntário da U.Porto, a ambição é que estas fotografias possam sensibilizar quem as vê para participar nas atividade das várias dezenas de grupos de voluntariado que existem na Universidade do Porto, ajudando-os a ajudar o próximo.

Pode saber mais informações sobre estes grupos e o seu trabalho na página Voluntariado na U.Porto.