De 6 a 12 de maio, uma equipa de estudantes, docentes e investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) esteve em Marrocos no âmbito da unidade curricular de Geologia de Campo e Amostragem do Programa Doutoral em Geociências.

A geologia do Anti-Atlas, uma cordilheira montanhosa do sudoeste de Marrocos, foi o foco desta viagem. Com cerca de 500 a 600 km de comprimento, confina a sul com o deserto do Saara, e tem particularidades que encheram as medidas dos geólogos da FCUP.

Neste local, os estudantes e docentes do PGD puderam observar rochas de idade Ediacariana (período geológico que está compreendido entre cerca de 542 milhões de anos e 600 milhões de anos), visitar a mina de Imiter, uma das maiores minas de prata do mundo e vislumbrar o deserto do Saara.

Participaram nesta visita seis estudantes do PGD e os docentes Deolinda Flores, responsável pelo Programa Doutoral em Geociências, Alexandre Lima, Maria dos Anjos Ribeiro e Helena Sant’Ovaia. A visita geológica ao Anti-Atlas teve como guias os docentes da Universidade de Errachidia de Marrocos, Brahim Karaoui e Zakarya Yajioui.

A próxima Foto da Semana pode ser vossa!

O que procuramos? Fotos com uma relação visual óbvia à U.Porto e aos nossos espaços, pessoas e símbolos… Não aceitaremos por isso as fotos das férias numa ilha paradisíaca ou nos picos do Evereste… A não ser que levem convosco a t-shirt, a capa ou outro elementos identificativos da Universidade! 

Podem enviar-nos as vossas fotos por mensagem privada, ou em https://noticias.up.pt/participe/.