Quem entra no átrio principal do moderno complexo da Faculdade de Farmácia (FFUP) e da Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, não pode deixar de reparar no imponente vitral que se impõe até ao teto de uma das fachadas. O que muito desconhecerão é que a sua história confunde-se com a da própria faculdade que agora celebra 100 anos

Da autoria do vitralista Ricardo Leone, responsável pela recuperação dos vitrais do Mosteiro da Batalha, o vitral foi implementado em 1934, sobre a icónica escadaria de madeira do antigo edifício da FFUP, na Rua Aníbal Cunha. E por ali ficaria ao longo de mais de meio século, apadrinhando várias gerações de farmacêuticos formados na mais antiga escola de farmácia portuguesa.

O vitral resistiu inclusivamente ao violento incêndio que, em 1975, consumiu o edifício da FFUP. O fogo deixaria, contudo, várias marcas. As mesmas que viriam ser corrigidas já em pleno século XXI, com um prolongado restauro num atelier de Porto de Mós.

De regresso a casa, o vitral foi instalado em 2013 no novo complexo da FFUP e do ICBAS, inaugurado um ano antes. E por lá continua, guardião de uma história agora centenária, mas que ainda tem muito para contar…

A próxima Foto da Semana pode ser vossa!

O que procuramos? Fotos com uma relação visual óbvia à U.Porto e aos nossos espaços, pessoas e símbolos… Não aceitaremos por isso as fotos das férias numa ilha paradisíaca ou nos picos do Evereste… A não ser que levem convosco a t-shirt, a capa ou outro elementos identificativos da Universidade! Podem enviar-nos as vossas fotos por mensagem privada, ou por aqui.