Para recordar a passagem de Agostinho Fernandes pela Universidade do Porto é preciso recuar até 1975, ano em que ingressou no curso de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Engenharia. Dos cinco anos seguintes ficariam as “imensas e boas memórias” dos tempos passados entre a residência onde vivia, na Rua da Boa Hora, e o edifício da FEUP, então instalada na Rua dos Bragas (atual Faculdade de Direito).

“Na altura existia praticamente um pólo universitário, que tinha como ponto central a Reitoria, pois todas as faculdades estavam praticamente à sua volta, exceptuando Medicina e Economia”, lembra Agostinho. Como resultado, “a comunidade universitária era bastante concentrada, frequentando a maioria todos os cafés e bares existentes na zona de Cedofeita, e nas ruas do Breyner, do Rosário, do Carmo, etc.”.

Desde então, muita coisa mudou. “Desde que se criaram os novos pólos universitários, a dispersão estudantil foi grande e a maioria desses espaços, ficaram praticamente vazios, o que me deixa um pouco nostálgico, pois grandes histórias existiram por lá”, nota o alumnus da FEUP.

Não estranha por isso que, mesmo quase 45 anos depois, este auto intitulado “aprendiz apaixonado por fotografia” não resista a uma paragem no local que marcou a sua juventude. Como no dia em que tirou esta “Foto da Semana”: “Estando eu a passar pelo Jardim da Cordoaria, olhei pelo canto do olho (como sempre) para a linda Universidade e vi duas. Fiquei maravilhado e …….click!

A próxima Foto da Semana pode ser vossa!

O que procuramos? Fotos com uma relação visual óbvia à U.Porto e aos nossos espaços, pessoas e símbolos… Não aceitaremos por isso as fotos das férias numa ilha paradisíaca ou nos picos do Evereste… A não ser que levem convosco a t-shirt, a capa ou outro elementos identificativos da Universidade! Podem enviar-nos as vossas fotos por mensagem privada, ou em https://noticias.up.pt/participe/.