Foi há cerca de um ano que João Frutuoso começou a fotografar Portugal através de uma lensball. “Fiz uma viagem pela Europa em que tirei alguns disparos assim, mas só pelo gozo de experimentar uma linguagem nova. Mas o que realmente me interessava era dar a mostrar Portugal”, explica o fotógrafo e videógrafo de 31 anos. Nascia assim o conceito do PortuBALL, o projeto que tem levado João a percorrer o país de máquina fotográfica…. e bola em punho.

“O processo não podia ser mais simples. É agarrar na bola, esticar o braço, enquadrar e depois, em pós produção, colocar de “pernas para o ar”, revela. Para o fazer, João conta com uma ajuda especial. “A minha mulher não é uma pessoa complicada de convencer a visitar sítios por Portugal. Então tem sido assim…”.

A Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos e os jardins de Serralves (Porto), a Praça do Comércio e o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa) e o Cabo Carvoeiro foram apenas alguns dos espaços icónicos que já couberam na bola de João Frutuoso. Um desses passeios trouxe-o também até à Reitoria da Universidade do Porto, mais concretamente à entrada do Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência. O resultado foi este…

A próxima Foto da Semana pode ser vossa! O que procuramos? Fotos com uma relação visual óbvia à U.Porto e aos nossos espaços, pessoas e símbolos… Não aceitaremos por isso as fotos das férias numa ilha paradisíaca ou nos picos do Evereste… A não ser que levem convosco a t-shirt, a capa ou outro elementos identificativos da Universidade! Podem enviar-nos as vossas fotos por mensagem privada, ou em https://noticias.up.pt/participe/.