“O caminho novo que queremos trilhar para a Universidade do Porto não esquece o passado”. As palavras foram proferidas  pelo Reitor da U.Porto no discurso de enceramento da Sessão Solene do Dia da Universidade 2022, e serviram de pano de fundo à inauguração da nova Galeria de Retratos de Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto, no edifício da Reitoria.

No total, são mais de 90 os retratos de académicos, cientistas, mas também desportistas, Prémios Nobel ou personalidades da cultura e da política que “pintam” agora uma das paredes do Auditório Ruy Luís Gomes. “Apercebemo-nos de que não havia, em lugar algum da Universidade, um espaço que lembrasse essas pessoas que, de algum modo, contribuíram para o desenvolvimento da nossa universidade”, destacou António de Sousa Pereira, sobre uma iniciativa que procura fazer justiça a mais de um século de história de Honoris Causa na instituição.

A próxima Foto da Semana pode ser vossa!

O que procuramos? Fotos com uma relação visual óbvia à U.Porto e aos nossos espaços, pessoas e símbolos… Não aceitaremos por isso as fotos das férias numa ilha paradisíaca ou nos picos do Evereste… A não ser que levem convosco a t-shirt, a capa ou outro elementos identificativos da Universidade!

Podem enviar-nos as fotos por mensagem privada, para [email protected], ou por aqui.