John-C-Mather

John C. Mather, Prémio Nobel da Física, vai ser o primeiro conferencista do Fórum do Futuro 2015.

A Universidade do Porto é parceira da Câmara Municipal do Porto na organização do Fórum do Futuro 2015. A decorrer de 4 a 8 de novembro, em vários locais da cidade, a segunda edição deste festival do pensamento vai contar com 20 conferências, protagonizadas por 59 participantes, muitos dos quais docentes e investigadores da U.Porto.

O Prémio Nobel da Física em 2006, John C. Mather, encabeça a lista de vinte oradores internacionais do Fórum do Futuro deste ano. O astrofísico norte-americano será precisamente o primeiro orador, com a comunicação “Felicidade, luz e os segredos do universo”, que terá a moderação de Orfeu Bertolami (U.Porto) e Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra).

O filósofo francês Gilles Lipovetsky, o fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans, o designer Stefan Sagmeister, o arquiteto indiano Bijoy Jain, os arquitetos e curadores canadianos Mirko Zardini e Phyllis Lambert, a atriz norte-americana Sasha Grey, o investigador em Marketing Aaron Ahuvia ou o artista argentino Rirkrit Tiravanija são alguns dos restantes nomes internacionais que fazem parte do programa do Fórum do Futuro 2015.

Para além de parceira oficial do evento, a Universidade do Porto está amplamente representada na lista de oradores convidados, através de nomes como Afonso Pinhão Ferreira, Alexandre Quintanilha, Cristina Queirós, Eduardo Souto Moura, Fátima Vieira, Joaquim Gabriel Mendes ou o já referido Orfeu Bertolami.

Também por isso, o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, foi um dos oradores da sessão oficial de apresentação do programa do Fórum do Futuro, a par dos responsáveis das restantes entidades parceiras do evento: Casa da Música, Fundação de Serralves e Teatro Nacional de S. João.

A entrada nas sessões do Fórum do Futuro é livre, mas limitada aos lugares disponíveis. Mais informações e programação completa no site do evento.