Uma equipa de investigação do Departamento de Biomedicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), liderada por Célia da Conceição Duarte Cruz, foi distinguida com o Prémio Melo e Castro 2016, no valor de 200 mil euros.

A equipa de investigação da FMUP concorreu com um projeto que pretende intervir numa fase precoce da doença, para tentar prevenir o aparecimento da incontinência urinária (um dos principais problemas dos doentes com lesão vertebromedular), sendo que os tratamentos atualmente disponíveis não são 100% eficazes e não revertem a incontinência urinária instalada.

O projeto “INSPIReD – Disfunção da bexiga após lesões vertebromedulares: identificação dos mecanismos de aparecimento e manutenção da hiperatividade neurogénica do detrusor e dissinergia detrusor-esfincteriana” pretende, também, esclarecer os mecanismos moleculares subjacentes ao desenvolvimento desta disfunção urinária.

A cerimónia de entrega do galardão decorreu no passado dia 30 de novembro, no Palácio Nacional da Ajuda, durante a 4.ª edição dos Prémios Santa Casa Neurociências.