O Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai organizar, no próximo dia 14 de março, uma sessão com o objetivo de discutir a avaliação pedagógica no ensino médico, num debate inédito que irá juntar professores, futuros médicos e representantes de diversas escolas médicas e do ensino secundário.

Naquela que será a primeira reunião aberta deste órgão de gestão da FMUP, a sessão – marcada para as 11h15 – contará com a presença de Vasco Cremon de Lemos, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). Além do palestrante convidado, a reunião  contará ainda com as intervenções de Roberto Roncon de Albuquerque, presidente do Conselho Pedagógico, e de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP.

De acordo com o presidente do Conselho Pedagógico da FMUP, “o grande objetivo desta iniciativa é, com espírito de proximidade, promover uma reflexão profunda sobre o ensino médico para as gerações futuras”, sendo que, para isso, a reunião incluirá um momento de debate entre os diferentes grupos envolvidos no ensino médico, com o intuito de ser elaborado um documento final de consenso que reúna as perspetivas de todos os intervenientes.

Para esta primeira sessão estão já confirmados mais de 50 convidados externos, desde professores a alunos do 12.º ano, com a vocação da Medicina, de mais de uma dezena de escolas.

A reunião aberta contará ainda com a presença de representantes das associações de estudantes das diversas escolas médicas, bem como dos conselhos pedagógicos de outras Faculdades de Medicina.

Sobre o Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico é um dos órgãos de gestão da Faculdade de Medicina da U.Porto, atualmente composto por cinco docentes/investigadores e por cinco estudantes, eleitos, respetivamente, pelos seus pares.

Compete ao Conselho Pedagógico pronunciar-se sobre as orientações pedagógicas e os métodos de ensino e de avaliação, bem como a promoção de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico da FMUP e a sua análise e divulgação, entre outras funções.

Os estudantes e outros membros da FMUP interessados em participar poderão manifestar o seu interesse através do preenchimento do respetivo formulário. Após a sessão, irá decorrer uma visita guiada por alguns dos espaços da Faculdade de Medicina.