O estudante Francisco Teixeira e a investigadora e professora Mariana Fragão-Marques, ambos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), são os autores da MyCardiology, uma nova aplicação móvel portuguesa que torna as guidelines de Cardiologia mais acessíveis e interativas para serem consultadas por profissionais de saúde e estudantes de Medicina.

Segundo os mentores do projeto, esta será uma ferramenta de auxílio a todos os profissionais de saúde, com foco na vertente cardiovascular, sejam eles cardiologistas ou cardiologistas em formação, assim como internos do ano comum ou estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIMED).

A ideia surgiu devido à “inexistência de uma aplicação portuguesa sobre saúde cardiovascular que reunisse guidelines nacionais e internacionais, através de conteúdos interativos e fáceis de aceder”, relata Francisco Teixeira, atualmente no 3.º ano do MIMED da FMUP.

Através de uma seleção de conteúdos, que resultou numa adaptação dos mesmos para formato digital, as diretrizes de Cardiologia tornam-se, desta forma, “mais sintéticas e interativas” de aceder a partir da aplicação desenvolvida.

No caso dos profissionais de saúde, esta nova aplicação “poderá ser utilizada como uma ferramenta de trabalho, seja numa consulta ou numa sala de urgência”. Quanto aos estudantes, Francisco Teixeira afirma que a app poderá ser “uma excelente ferramenta de aprendizagem durante as aulas práticas, já que permite uma visualização rápida da evidência médica essencial mais recente.”

A app MyCardiology já se encontra disponível para download nos sistemas iOS e Android.