From Simulation to Virtual Reality in Healthcare Education and Training”. É este o título de uma sessão que, no próximo dia 29 de novembro, sexta-feira, vai trazer à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) Guid Oei, professor da Eindhoven University of Technology (Holanda), especialista na área da simulação médica aplicada à Obstetrícia e membro de um consórcio que acaba de vencer 2,9 milhões de euros para o desenvolvimento de um protótipo de útero artificial.

A decorrer entre as 10h30 e as 12h00, na sala 4 do Centro de Investigação Médica da FMUP, este evento insere-se no âmbito do SIMPROVE – Medical Simulation Centre of the Future, um projeto científico financiado em 1,1 milhões de euros pelo programa Norte2020, que juntou a FMUP, o INESC TEC e a STI-Medical com a missão de contribuir para o desenvolvimento do ensino e do treino médico com recurso à realidade virtual aumentada e aos jogos sérios aplicados à simulação clínica. Esta sessão tem como objetivos apresentar os resultados desse projeto e promover a discussão sobre as potencialidades da simulação e da realidade virtual na aquisição e melhoria das competências dos profissionais de saúde.

O evento arranca às 10h30, com a intervenção de João Mena de Matos, presidente da empresa STI-Medical, copromotor do projeto SIMPROVE. Seguem-se as intervenções da FMUP, com Altamiro da Costa Pereira (diretor da Faculdade) e João Bernardes (diretor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e primeiro diretor do Centro de Simulação Biomédica da Faculdade de Medicina). De seguida, o INESC TEC assume as rédeas da sessão, com a alocução de António Gaspar, coordenador do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica.

As potencialidades da Simulação Médica

Por volta das 10h50, Guid Oei, orador convidado desta sessão, toma a palavra para fazer a ponte entre as potencialidades da Simulação Médica e os resultados obtidos pelo projeto português SIMPROVE.

Note-se que Guid Oei se dedica sobretudo à melhoria da segurança na gravidez e no intraparto. Neste âmbito, o investigador esteve envolvido no desenvolvimento de vários métodos para a monitorização da gravidez, liderando um grupo de investigação em cuidados perinatais, que estuda os cuidados que mãe e recém-nascido recebem logo após o parto. É também o precursor de um grupo de investigação dedicado à análise e ao processamento de sinais maternos, fetais e neonatais em circunstâncias fisiológicas e fisiopatológicas. O seu trabalho em modelos matemáticos para separar sinais maternos e fetais em eletrocardiogramas permitiu também o desenvolvimento de um simulador de parto usado para sessões de treino em equipas multidisciplinares.

Depois da palestra de Guid Oei, está prevista uma demonstração técnica, levada a cabo pelos membros da equipa do SIMPROVE Carla Sá Couto (FMUP), Rui Nóbrega (INESC TEC) e Hugo Machado (STI MEDICAL).

A sessão vai culminar com uma alocução de encerramento proferida por Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

A entrada é livre.