Uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a recrutar indivíduos com diabetes tipo 2 para participarem num estudo que visa ajudá-los a gerir e a controlar a doença, bem como prestar aconselhamento personalizado sobre alimentação e estilos de vida saudáveis.

O projeto “Food Friend” irá desenvolver e testar uma aplicação móvel que permitirá monitorizar automaticamente a ingestão de alimentos e a prática de atividade física, fornecendo “feedback” personalizado sobre as escolhas realizadas no dia a dia.

Nesta fase, os voluntários terão apenas de utilizar a nova aplicação para telemóvel durante três meses. O objetivo é perceber se a app “potencia mudanças comportamentais” e se melhora a saúde e a autogestão da doença nas pessoas com diabetes tipo 2 que a utilizam.

“Com a aplicação móvel, pretendemos criar uma ferramenta completa que permitirá medir a ingestão de alimentos de um indivíduo com diabetes mellitus tipo 2 através do reconhecimento fotográfico, código de barras ou inserção manual”, explica Glória Conceição, investigadora da FMUP.

Além disso, diz, “iremos fornecer ‘feedback’ relevante e oportuno com base nos dados que forem gerados com a utilização da aplicação, nomeadamente o número de passos diário e a avaliação da alimentação. O utilizador pode ainda registar os valores da sua glicemia e dados sobre a sua medicação, assim como criar notificações diárias para a sua toma”.

Como participar?

Os doentes com diabetes tipo 2 e utilizadores de smartphone interessados em participar neste projeto podem inscrever-se, mediante o preenchimento do formulário disponível online. Após a inscrição, os voluntários serão convidados a comparecer na FMUP para instalarem a aplicação. Na mesma altura, será feita a avaliação de algumas medidas, como o peso e o perímetro de cintura, e o preenchimento de questionários.

Este projeto faz parte de um Consórcio Europeu que envolve 17 entidades de 4 países e pretende desenvolver ferramentas para monitorizar, de modo fácil e automático, a ingestão de alimentos por pessoas com doenças crónicas.

Integram o projeto, financiado pelo Portugal 2020, os investigadores da FMUP Alberto Freitas (investigador principal), Cristina Santos, Paulo Santos, Andreia Pinto, João Viana e Glória Conceição.

O formulário de inscrição pode ser preenchido aqui. Mais informações podem ser obtidas através do email [email protected] ou do telefone 220 426 972.