É com o intuito de homenagear todos aqueles que entregaram o seu corpo à ciência, que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em parceria com a Câmara Municipal do Porto, levam a cabo, no próximo dia 13 de novembro, no Serenarium do Cemitério de Agramonte, a cerimónia “Evocação da Dádiva – Homenagem aos que em vida deram o seu corpo morto”.

Numa cerimónia que vem sendo uma prática habitual da instituição nos últimos anos, a FMUP presta, desta forma, uma homenagem singela a todos os cidadãos que doaram o seu corpo à Unidade de Anatomia do Departamento de Biomedicina da faculdade.

Cerca de 20 anos depois de ter sido legislada, “a doação cadavérica continua a ser essencial para formar novos médicos e para ajudar os mais velhos a praticar novas técnicas”, explica Dulce Madeira, coordenadora da Unidade de Anatomia.

“A doação é um ato de generosidade e filantropismo. Contribui, tanto a nível pré como pós-graduado, para formar melhores médicos, com conhecimentos mais sólidos e de maior humanismo e, portanto, mais aptos a tratar dos vivos”, recorda a professora da FMUP.

Intenções de doação têm aumentado

Em 2018, foram 513 as intenções de doação cadavérica que entraram na Faculdade de Medicina, o dobro das registadas em 2017, e o quíntuplo das registadas em 2015. Neste ano, os números deverão aproximar-se dos verificados em 2018.

A cerimónia de homenagem está agendada para as 15h00 e vai contar com as intervenções do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, do capelão do Serviço Religioso do Centro Hospitalar Universitário de São João, de uma representante dos doadores (Beatriz Clement) e dos estudantes de pré e pós-graduação, respetivamente, Ana Sofia Ramos e Maria de Jesus Dantas. A homenagem contará também com a participação musical de estudantes da Faculdade de Medicina.

O evento é aberto a todos os familiares e amigos dos doadores, que têm assim a oportunidade de verem o altruísmo dos seus entes queridos.

Recorde-se que a FMUP disponibiliza online um formulário para que as pessoas possam preencher e enviar, manifestando a sua vontade de doar.