Melhorar os programas termais em saúde preventiva, bem como a organização da oferta a nível regional, no Norte de Portugal. É este um dos principais objetivos do InnovaSPA, um projeto europeu encabeçado no nosso país pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e que traz a Portugal, entre os dias 24 e 26 de setembro, uma comitiva de 40 especialistas europeus para avaliar o potencial das termas da região.

O termalismo é um medicamento natural baseado no uso de água termal mineral para tratamentos terapêuticos, que transforma a gestão de cuidados de saúde de enfoque “curativo” em cuidados de saúde de enfoque “preventivo”. Os programas termais médicos são cientificamente validados através de testes clínicos, sendo que o Governo português reconhece dez tratamentos oficiais.

As termas do Norte de Portugal prestam tratamentos especialmente em duas áreas tradicionais do termalismo: reumatologia e doenças respiratórias. No entanto, de acordo com os responsáveis pelo InnovaSPA em Portugal, “o potencial de exploração clínica e económica destes recursos está subaproveitado, sendo possível desenvolver novas curas e tratamentos de saúde, investigar novos formatos terapêuticos e até criar novos produtos, com base nas águas termais”.

 Especialistas “vão a banhos”

O Norte de Portugal conta com uma importante oferta na área do termalismo, especialmente na sub-região do Tâmega e Sousa e na zona de Chaves. São de destacar as Termas de Caldas de Aregos (Resende), as Termas da Torre/Entre-os-Rios e as Termas de São Vicente (Penafiel), bem como as Termas de Amarante e a Rota da Água Chaves-Verin, que incluem, por exemplo, as Termas de Chaves e de Vidago.

Os 40 especialistas de oito países europeus que integram a comitiva liderada pela FMUP vão visitar estes e outros locais, entre os dias 24 e 26 de setembro. No dia 24, por exemplo, destaca-se a visita às Termas de Caldas de Aregos. Esta inclui uma “ida a banhos”, possibilitando aos especialistas testarem, na primeira pessoa, os benefícios das águas.

Note-se que a FMUP é a única instituição em Portugal que forma profissionais de saúde na área termal, através de um curso de pós-graduação em Climatologia e Hidrologia, uma área em forte expansão e na qual outros países europeus têm sido obrigados a recorrer à contratação de profissionais de saúde de outros continentes.

O projeto InnovaSPA – Innovative health solutions for thermal spa regions é financiado pela União Europeia, através dos fundos Interreg Europe, num total de 1,34 mihões de euros. Para além da FMUP, colaboram neste projeto a Administração Regional de Saúde do Norte, o Centro Hospitalar Universitário de São João, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o Município de Chaves, a Associação de Termas de Portugal, a Ordem dos Médicos, a Plataforma para a Saúde, bem como as associações de doentes – Associação Nacional de Doentes com Artrite (ANDAR) e a Associação Nacional de Espondilite Anquilosante (ANEA).