“Com subtil arte de amor venceste o meu coração”. Esta é a pequena dedicatória que se pode ler numa das peças que integram o espólio do Museu de História da Medicina Maximiano Lemos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e que estará exposta em Ovar, no âmbito de uma exposição dedicada a um dos autores mais notáveis da literatura portuguesa.

Embora de pequenas dimensões, este coração de madrepérola, que remonta ao século XIX, representa um valor simbólico quase incalculável, ou não tivesse sido oferecido por Joaquim Guilherme Gomes Coelho, mais conhecido pelo pseudónimo Júlio Dinis, a D. Ana Simões, a Margarida d’ «As Pupilas do Senhor Reitor».

Até 26 de agosto, esta peça poderá ser vista na exposição “160 anos da chegada de Júlio Dinis a Ovar”, no museu dedicado ao escritor e romancista.

Coração de madrepérola pertence ao espólio do museu da FMUP.

Um percurso que começou na Medicina

Natural da cidade do Porto, Júlio Dinis ingressou, à semelhança do seu pai, na Escola Médico-Cirúrgica do Porto – antecessora da FMUP – corria o ano de 1856. Foi nesta instituição que, em 1861, defendeu a dissertação intitulada Da Importância dos Estudos Meteorológicos para a Medicina e Especialmente de Suas Aplicações no Ramo Cirúrgico, cujo tema da tese terá sido influenciado pela relação próxima com a tuberculose, doença responsável pelo falecimento da sua mãe e irmãos.

“Em abril de 1863, o estado de saúde do escritor não lhe permitia prosseguir os seus projetos e almejar uma carreira académica na área da medicina”. Seguindo os conselhos dos médicos e de seu pai, Júlio Dinis rumou a Ovar para se curar da tuberculose, numa terra onde iria encontrar uma “excelente estação climatérica” para ali respirar “o ar da brisa marítima” e descansar.

De acordo com um texto de Ana Sofia Silva Barroso, “foi em Ovar, na sua primeira cura de ares, que se apaixonou por um tipo de romance diferente do que tinha vindo a escrever – o romance rural.” Foi também em Ovar que o romancista escreveu parte da obra «As Pupilas do Senhor Reitor» e «A Morgadinha dos Canaviais», bem como a novela «O Canto da Sereia».

Inaugurada no passado dia 7 de maio, a exposição “160 anos da chegada de Júlio Dinis a Ovar” estará patente até 26 de agosto, no Museu Júlio Dinis. A entrada é gratuita.