A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai oferecer à Comunidade Académica um Concerto de Natal único, numa oportunidade ímpar de celebração e de convívio. Será no próximo dia 17 de dezembro, às 21h00, que sobe ao palco da FMUP a Visitação à Ópera “O Barbeiro de Sevilha”, uma das mais famosas obras do compositor italiano Gioachino Rossini e uma das mais aclamadas pelo grande público pela sua vertente cómica.

“Com esta iniciativa, continuamos a querer complementar a promoção da cultura científica na área médica, que diariamente se realiza nesta Faculdade através das suas múltiplas atividades de ensino e de investigação, com a promoção da cultura musical e artística, de modo a melhor exercer a sua Terceira Missão entre os estudantes, técnicos, investigadores e docentes da FMUP”, afirma Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP.

De acordo com o mesmo responsável, “a FMUP está a tornar-se, cada vez e uma vez mais, numa verdadeira Escola de saberes e de valores, onde a Ciência, as Artes e o Humanismo têm convivido e convivem há já quase dois séculos”.

Tal como no ano passado, quando apresentou a Visitação à “Flauta Mágica”, a FMUP associa ainda este evento cultural a uma campanha solidária de recolha de donativos, que reverterá a favor da área de Responsabilidade Social da instituição.

Esta iniciativa cultural resulta de uma parceria entre a FMUP e a Ópera na Academia e na Cidade (OAC), além do mecenato da FairJourney Biologics. A direção musical é da responsabilidade do maestro José Ferreira Lobo, da OAC.

As inscrições estão encerradas. Caso não tenha conseguido garantir um lugar, poderá integrar a lista de espera, manifestando o interesse através do envio de um e-mail para [email protected].

Uma obra intemporal

Estreada em 1816, em Roma, “O Barbeiro de Sevilha” é uma ópera bufa recheada de intrigas hilariantes que tem como figura central Fígaro, o “barbeiro, cabeleireiro, cirurgião, botânico, farmacêutico, veterinário e faz-tudo”.

O barbeiro-cirurgião era, na altura, uma figura conceituada, sendo responsável pelo corte de cabelo e da barba, mas também pela realização de curativos, extração de dentes e cirurgias. Estas eram vistas, então, como verdadeiros espetáculos públicos.