Abel Nicolau, coordenador técnico do Núcleo de Simulação Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito para integrar a direção da SPSim – Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde. O responsável irá desempenhar o cargo de vogal, durante o biénio de 2023/24.

Em reação a esta eleição para os órgãos sociais da SPSim, Abel Nicolau diz que “é uma honra”. “Estou bastante entusiasmado com este novo desafio. A simulação clínica tem crescido substancialmente nos últimos anos e tem um papel cada vez mais preponderante no ensino e treino clínico, pelo que, nestas circunstâncias, fazer parte de um organismo como a SPSim traz uma responsabilidade acrescida”, completa.

Para Abel Nicolau, é “um motivo de orgulho pessoal, mas também institucional, fazer parte desta Sociedade, dada a visibilidade que irá certamente trazer para o melhor que se faz em Simulação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto”.

Quanto ao papel a desempenhar, “julgo que poderei trazer uma nova e renovada visão para a Sociedade. Aliás, os pilares da nossa candidatura assentaram em quatro características chave: jovem, abrangente, multiprofissional e ambiciosa”.

“Para além de trazer proximidade junto dos nossos parceiros e associados, pretendemos colaborar na divulgação, implementação e melhoria da qualidade da simulação como recurso educativo e melhoria dos cuidados prestados aos doentes”, continua Abel Nicolau.

A Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim) foi criada em novembro de 2011. Atualmente é a Sociedade de referência no domínio da simulação clínica em Portugal.

Sobre Abel Nicolau

Mestre em Bioengenharia – Engenharia Biomédica pela U.Porto (2018) Abel Nicolau frequenta, desde 2019, o Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde da Faculdade de Medicina.

Para além da ligação ao Centro de Simulação Biomédica da FMUP, com o qual colabora desde 2015 como Técnico e Investigador de Simulação, é investigador integrado no Centro de Investigação em Tecnologia e Serviços de Saúde (CINTESIS). O seu trabalho baseia-se na Simulação Biomédica e Engenharia Biomédica.