A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai homenagear os médicos que estiveram na frente do combate à COVID-19, através da apresentação da exposição “Conforto e Amor”, da artista portuense Isabel Saraiva.

A iniciativa, que decorre entre os dias 24 e 26 de setembro, no átrio do Centro de Investigação Médica (CIM), na FMUP, tem o apoio do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da UNESCO/Cátedra UNESCO de Bioética (Universidade de Haifa).

“Com esta exposição, a FMUP pretende homenagear todos os médicos que, durante esta terrível pandemia pelo coronavírus, se dedicaram sem reservas ao tratamento dos doentes COVID-19”, apresenta Altamiro da Costa Pereira, diretor da Faculdade.

Para o responsável, esta é “uma iniciativa de elementar justiça”, além de se constituir como “um incentivo aos estudantes de medicina para que vejam neste exemplo os fundamentos de uma ética médica milenar”.

O diretor da FMUP considera que “a medicina e a arte são parte de um todo indissociável” e diz que “iniciativas culturais” como esta serão “sempre bem-vindas”, pois contribuem para “a promoção de uma sociedade mais inclusiva e de uma medicina ainda mais humanizada”.

“A melhor aula de ética médica”

Rui Nunes, Comissário da Exposição, afirma que este é “o reconhecimento público” do trabalho desenvolvido pelos médicos, que, “honrando a sua profissão, estiveram sempre ao lado dos mais vulneráveis, pela doença, pela idade ou pela exclusão social”.

O professor da FMUP e investigador do CINTESIS considera que esta é “a melhor aula possível de ética médica”.

Sobre Isabel Saraiva

Natural do Porto, Isabel Saraiva licenciou-se em 1971 em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), antecessora das atuais faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da U.Porto. Desde então, tem exposto, individual e colectivamente em Portugal como em várias salas no estrangeiro, nomeadamente em Nova Iorque, Barcelona, Seul, México, Paris, Coulliure, Cuenca, Toulouse, Bruxelas, Palermo, S. Paulo e Suffolk.

Já em 2020, executou uma obra de homenagem aos profissionais de saúde pela luta contra a COVID-19 para o Hospital Miliar D. Pedro V. Está representada em diversas coleções e recebeu vários prémios.