Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), juntamente com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), vai homenagear publicamente António Fernandes da Fonseca (1921 – 2014), um dos nomes mais ilustres da Psiquiatria e da Saúde Mental em Portugal.

A homenagem póstuma acontecerá no próximo dia 4 de agosto, data em que Fernandes da Fonseca completaria 100 anos de idade. O evento irá decorrer entre as 11h00 e as 12h30, e poderá ser acompanhado online.

Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, e Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, têm presença confirmada na sessão, que contará também com Rui Coelho, professor catedrático da FMUP e diretor da UAG de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUSJ.

A assinalar o centenário do antigo professor da FMUP (1959 e 1991) e antigo diretor do Serviço de Psiquiatria do CHUSJ (1963-1991) estarão igualmente os responsáveis que lhe sucederam, quer na Faculdade, quer no hospital (António Pacheco Palha, António Roma Torres, Maria Rosário Curral e Miguel Bragança).

Estará também presente Carlos Mota Cardoso, ex-diretor do Hospital de Conde Ferreira, onde António Fernandes da Fonseca exerceu atividade hospitalar e do qual foi diretor clínico (1969-1981).

Os intervenientes deverão partilhar “recordações e memórias do homenageado” e deverão contar como estas se repercutiram na sua atividade institucional enquanto dirigentes”.

A cerimónia terá ainda a participação de Pedro Barros, presidente da direção do Centro de Estudos Amarantinos, instituição dedicada à investigação de temas relacionados com a cultura de Amarante, de onde António Fernandes da Fonseca era natural.

O evento poderá ser acompanhado, em direto, aqui.

Quem foi António Fernandes da Fonseca?

Nascido a 4 de agosto de 1921, em Amarante, António Fernandes da Fonseca terminou a sua licenciatura em Medicina pela FMUP em 1947. Exerceu o cargo de médico dos Serviços da Junta de Emigração entre 1948 e 1953. Neste ano, foi contratado, a convite de Luís de Pina, para segundo assistente da FMUP, tendo ministrado aulas práticas de Psiquiatria e Neurologia.

Em 1955, foi-lhe concedida, pelo Instituto de Alta Cultura (IAC), uma bolsa de estudo que lhe permitiu estagiar no Hospital St. Thomas e no Instituto de Psiquiatria, em Londres. Em 1959, foi-lhe conferido o grau de Doutor em Medicina pela Universidade do Porto, tendo sido encarregado da regência de Psiquiatria na FMUP. Em 1972, foi nomeado, pelo Conselho Cientifico da FMUP, professor catedrático de Psiquiatria, cargo que manteve até agosto de 1991, data da sua jubilação.

Além de eminente professor, investigador especialmente dedicado às perturbações afetivas e especialista em Psiquiatria e em Neuropsiquiatria Infantil pela Ordem dos Médicos, António Fernandes da Fonseca destacou-se pelo seu extenso contributo na vida cívica/política e na cultura. Foi eleito deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista em 1976, tendo exercido funções ao longo de três mandatos.

Deixou ainda uma vasta obra escrita, incluindo psicobiografias de figuras nacionais e internacionais, como Sigmund Freud, Ortega y Gasset, Fernando Pessoa e Teixeira de Pascoaes.