O objetivo é fornecer uma visão actual, adaptada à prática clínica dos cuidados do doente com alergia alimentar. 

É durante a Semana Mundial da Alergia 2014 (de 7 a 13 abril) que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) organiza o “Curso de Alergia Alimentar”. A iniciativa, que conta com a colaboração do Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), decorre ao longo do dia 11 de abril e terá lugar no Centro de Investigação Médica (CIM) da FMUP.

O curso tem como objetivo principal fornecer uma visão actual, adaptada à prática clínica dos cuidados do doente com alergia alimentar. Assim sendo, esta iniciativa é destinada a médicos internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar, de Pediatria, de Medicina Interna, de Imunoalergologia e Nutricionistas.

Esta formação inclui uma componente didática, na qual se abordam os diferentes tipos de alergia alimentar, o seu diagnóstico, tratamento, incluindo neste último as novas abordagens terapêuticas. Serão também efetuados três workshops dedicados à aprendizagem e aplicação de componentes práticos no diagnóstico e tratamento da alergia alimentar.

Os palestrantes incluem médicos do CHSJ e da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, investigadores da FMUP e nutricionistas da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP). O curso será lecionado das 8h30 às 17h30 e as propinas têm um custo de 60 euros. A inscrição deve ser realizada aqui.

O programa inclui ainda uma sessão sobre alergia alimentar destinada à comunidade, pais e educadores que decorrerá das 18 às 19 horas (entrada livre).