Todas as semanas, entre três a quatro doentes com mais de 65 anos dão entrada no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) devido a quedas. Com o objetivo de diminuir estes números e evitar deslocações ao Hospital, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o CHUSJ criaram uma campanha conjunta de prevenção com 10 conselhos úteis (ver vídeo abaixo) para os mais idosos.

“No contexto da atual pandemia, importa prevenir este tipo de situação para evitar o recurso a unidades hospitalares, local onde o contágio pode ocorrer”, assegura Rui Vaz, professor da FMUP e diretor do Serviço de Neurocirurgia do CHUSJ.

Só em 2019, cerca de 500 pessoas com mais de 65 anos foram admitidas no Serviço de Urgência do CHUSJ por traumatismos cranianos, a esmagadora maioria na sequência de uma queda. Estas situações levam muitas vezes ao internamento e à realização de uma cirurgia craniana para tratamento.

De acordo com Rui Vaz, “no ano passado, cerca de metade das pessoas internadas com este quadro clínico necessitou de cirurgia craniana, cerca de 160 pessoas com mais de 70 anos tiveram que ser internados no Serviço de Neurocirurgia depois de terem sofrido quedas e cerca de 100 destas pessoas tiveram de ser submetidas a cirurgia da cabeça, devido a pequenos traumatismos ocorridos nas atividades de vida diária”.

O professor da FMUP refere que nos últimos anos registou-se “uma modificação na epidemiologia dos traumatismos cranianos, com diminuição dos acidentes de viação que atingiam principalmente os mais jovens, passando atualmente a maioria a ser por quedas nos mais velhos”.

O clínico refere também que “a maior utilização de medicamentos para prevenção dos acidentes vasculares cerebrais nesta população, que interferem com a coagulação do sangue, aumentam o risco de hemorragias intracranianas”.

Mantenha-se seguro, mantenha-se em casa