As formações destinam-se a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas e dão estudantes a possibilidade de assistir às aulas à distância. (Foto: DR)

As ciências ligadas ao futebol criam novas necessidades aos técnicos de saúde que prestam apoio a estes atletas de alta competição. Para reforçar a formação destes especialistas em desporto, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, acaba de lançar dois cursos que relacionam a área da saúde com aquele que é o desporto-rei em Portugal.

Destinadas a médicos pós-graduados em medicina desportiva ou especializados em medicina desportiva, a enfermeiros e a fisioterapeutas, as formações em Medicina no Futebol e Medicina e Reabilitação no Futebol abordam de forma específica os problemas clínicos mais frequentes na modalidade, a prevenção e tratamento das lesões típicas, suporte básico de vida e, ainda, a comunicação médica. Além dos conhecimentos técnicos, pretende-se preparar aqueles profissionais para necessidades de um departamento médico no futebol.

As aulas decorrem nas instalações da FMUP e na Cidade do Futebol, em Lisboa. Os participantes têm, contudo, a possibilidade de assistir às aulas à distância, através de regime b- learning.

As candidaturas já estão abertas e decorrem até 22 de agosto. O arranque das formações está agendado para 25 de outubro.

Mais informações e instruções de inscrição nas páginas dos cursos Medicina no Futebol e Medicina e Reabilitação no Futebol.