simulação clínica_fmup

O treino em contexto de simulação é essencial para a formação contínua dos profissionais de saúde.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai promover, no início de julho, uma nova edição do “Curso Básico de Instrutores em Simulação Clínica”, o primeiro com o selo de aprovação da EuSim. A FMUP torna-se, assim, a primeira instituição em Portugal parceira do grupo europeu responsável pela regulação destas formações.

Esta parceria vem colmatar a falta de oferta formativa certificada, essencial para a adequada implementação da simulação clínica como ferramenta formativa em Portugal, e que obrigava os profissionais a recorrerem a cursos no estrangeiro. A formação, sendo em língua portuguesa, potencia também a envolvência dos participantes, otimizando a aquisição de estratégias e técnicas durante o curso.

Durante os três dias de formação, os participantes vão criar, implementar e testar cenários de simulação e treinar técnicas de prática reflexiva (debriefing), permitindo-lhes orientar as discussões pós-atuação.

“Ser um instrutor de simulação clínica é uma tarefa complexa e dinâmica devido aos diferentes papéis que este tem de desempenhar ao longo do desenvolvimento, implementação e aplicação de um curso baseado em simulação”, explica Carla Sá Couto, diretora do Centro de Simulação Biomédica da FMUP e representante nacional do EuSim.

Seguindo a filosofia do grupo europeu, os participantes do curso irão conduzir vários cenários de simulação, experienciando o papel de formador e de formando. Através de dinâmicas de grupo, exercícios interativos, cenários de simulação, discussões refletivas sobre a performance de atuação e desenho e teste de cenários de simulação, os participantes adquirem e solidificam as suas competências em simulação clínica.

As primeiras duas edições certificadas do curso terão lugar no início de julho, mas as vagas já se encontram totalmente preenchidas. Estão previstas duas novas edições em 2020, em janeiro (29 a 31) e em julho (8 a 10).

Inaugurado em 2003, o Centro de Simulação Biomédica da FMUP já permitiu treinar mais de 3.800 estudantes de medicina e 1.200 profissionais de saúde em diferentes áreas de atuação intra-hospitalar. Tem como missão criar um ambiente educacional único, seguro e sustentável, capaz de proporcionar o treino e a formação de estudantes e profissionais de saúde em procedimentos técnicos, comportamentos, decisão, trabalho de equipa e comunicação clínica, promovendo a aplicação de boas práticas nos cuidados de saúde e aumentando a segurança do doente.