É considerada uma das melhores plataformas de estudo e preparação para os estudantes de medicina. A partir de agora, a AMBOSS passa a estar disponível gratuitamente para todos os estudantes do Mestrado Integrado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Com mais de 200 mil utilizadores em 191 países, a aplicação permite treinar o raciocínio clínico dos futuros médicos e poderá servir de auxílio ao estudo para a Prova Nacional de Acesso (PNA) à especialidade.

“É uma excelente base de apoio, não só de preparação para a PNA, como também para o futuro relacionamento com os pacientes”, explica a diretora do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP. Para Dulce Madeira, a iniciativa da instituição insere-se numa tentativa de adaptação à nova realidade da prova que permite escolher a especialidade médica, “agora mais orientada para o raciocínio perante factos e histórias clínicas”.

Nova ferramenta já está disponível

Os estudantes do 5.º e 6.º ano já receberam os códigos de acesso e têm agora a possibilidade de estudar através de milhares de perguntas de exame, integradas em mais de 15 mil áreas de conhecimento clínico. Os estudantes dos restantes anos têm também acesso à mesma plataforma, mas a uma versão standard, que contém menos questões.

“Esta nova realidade vai obrigar os estudantes a prepararem-se de maneira diferente e a ter um raciocínio mais amplo.” Dulce Madeira considera “ser uma obrigação da FMUP possibilitar a melhor formação possível, para, no futuro, os agora estudantes serem, igualmente, melhores médicos”.

Tendo começado a ser utilizada em 2012 por estudantes, a AMBOSS é também atualmente procurada por médicos, que procuram na aplicação o aperfeiçoamento da tomada de decisões clínicas no seu dia-a-dia.