A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai associar-se, no próximo dia 12 de março, às celebrações da Semana Internacional do Cérebro 2019, com a organização de uma sessão / colóquio intitulada “Cérebro e Dependências: as Drogas”.

Nesta sessão será analisado a forma como o cérebro cria as dependências, bem como as implicações das drogas na saúde mental. Isaura Tavares, professora e investigadora da FMUP, enaltece a importância do tema: “As dependências e, em específico, as que são causadas pelo consumo de drogas, têm um profundo impacto em diversas esferas da nossa vida”.

Programa da sessão: “Cérebro e Dependências: AS DROGAS”

Em debate estará também a “epidemia dos opióides”, um fenómeno – caracterizado pela distribuição ilegal de comprimidos com o objetivo de alimentar a crise de dependência – que afeta os Estados Unidos e que ameaça chegar a Portugal.

Com início marcado para as 18h00, no Auditório CIM-FMUP, a sessão contará com a participação de Teresa Summavielle, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), de João Marques Teixeira, professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), e de José Castro Lopes, docente da FMUP. A entrada é livre.

A Semana Internacional do Cérebro será celebrada um pouco por todo o país e inclui a ida dos neurocientistas às escolas, a abertura dos laboratórios de neurociências ao grande público e sessões no Pavilhão do Conhecimento (Lisboa).