Após dois anos em formato digital, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em colaboração com a sua Associação de Estudantes (AEFMUP), voltam a promover uma sessão dupla do Dia Aberto destinado a futuros universitários.

Como se encontra estruturado o curso de medicina? Como decorrem as aulas no primeiro ano? Que grupos académicos existem? Estas são apenas algumas das principais dúvidas que ficarão esclarecidas nos próximos dias 21 e 22 de julho, num programa que vai incluir visitas por alguns dos espaços mais icónicos da instituição.

Na companhia dos eventuais futuros colegas de curso, os próximos “caloiros” serão convidados a vestir a bata branca por um dia e a experienciar a vida académica. Ver de perto os principais órgãos do corpo humano, aprender a salvar vidas, conhecer os “cantos” da casa, as iniciativas de voluntariado, investigação e os grupos académicos são apenas algumas das atividades programadas.

“Após os exames nacionais, são várias semanas em espera até saírem as colocações para o ensino superior e é normal que ainda existam dúvidas e incertezas relativamente ao curso e às opções a seguir”, relata Diana Lopes, uma das estudantes responsáveis pela organização.

Para a estudante de medicina, esta iniciativa é importante para que os pré-universitários tenham um primeiro contacto no próprio “terreno”, de modo “a sentirem-se mais familiarizados com o ambiente da faculdade, caso ingressem na FMUP”.

As inscrições para o “Dia Aberto” já estão disponíveis através do preenchimento do seguinte formulário.