Está uma manhã fria e os poucos raios de sol sempre aquecem a entrada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). São 8h40 e Célia Teixeira está a chegar ao seu gabinete na Unidade de Ginecologia e Obstetrícia. Como faz diariamente, e já lá vão 15 anos, ocupa o seu lugar à secretária, liga o computador e começa a dar resposta aos primeiros pedidos da manhã. É uma atividade sedentária, semelhante à de tantos outros colegas da mesma instituição. Por dia, em média, chega a passar seis horas do seu tempo de trabalho sentada.

Ainda assim, ao final da manhã, Célia faz por reunir as tarefas que precisam de resposta de outros serviços e acaba por conseguir “esticar” as pernas durante esse trajeto. Porém, esta manhã vai ser ser diferente…

Pela primeira vez nos seus 195 anos de história, a FMUP acaba de criar um espaço dedicado à promoção da qualidade de vida dos seus técnicos. Duas vezes por semana, à terça-feira de manhã e à quinta-feira de tarde, a “sala do bem-estar” vai receber as sessões da “Pausa Ativa”, o programa de combate ao sedentarismo no local de trabalho promovido pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e que já se tornou viral na Universidade.

Neste novo espaço – apenas acessível aos técnicos, mas que, no futuro, poderá vir a ser alargado a outros grupos profissionais da faculdade -, os colaboradores da FMUP terão ainda acesso a sessões de massagens administradas por um profissional.

“Vamos trabalhar com outro espírito”

Situada no piso 6 do edifício central, a sala vai recebendo os primeiros elementos da turma que vai fazer a sua primeira aula de ginástica laboral. Em dia de “estreia”, o subdiretor da FMUP, Francisco Cruz, e a Pró-Reitora da U.Porto, Joana Carvalho, não quiseram faltar à chamada.

O subdiretor da FMUP, Francisco Cruz, e a Pró-Reitora da U.Porto, Joana Carvalho, juntaram-se à primeira “Pausa Ativa” da faculdade. (Foto: FMUP)

Feitas as apresentações habituais, foi relembrada a lição que todos conhecemos, mas que nem sempre é posta em prática. O exercício físico é fundamental para uma boa qualidade de vida.

Foram apenas 15 minutos de exercícios básicos, alguns alongamentos e correções de postura que, certamente, irão contribuir para um trabalho mais produtivo e saudável. Antes de terminar, os dois técnicos do CDUP-UP lembraram que estes exercícios podem ser realizados em qualquer local, a qualquer hora.

Terminada a aula inaugural, os primeiros “alunos” prometeram voltar, já que que a satisfação era geral e bem visível. “Vamos trabalhar com outro espírito”, ouviu-se alguém dizer.