A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai celebrar, no próximo dia 7 de abril, o seu 197.º aniversário. Três anos depois, o “Dia da FMUP” volta a reunir a comunidade académica e parceiros institucionais com o propósito de celebrar a Faculdade e o “nascimento” do ensino médico na cidade do Porto.

Como dita a tradição, a sessão solene voltará a contar com uma alocução por parte de um orador convidado, este ano, proferida por Olga Pombo, da Universidade de Lisboa, sobre o tema “Interdisciplinaridade: desafio ou destino da Universidade?”.

Presidida pelo Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, a cerimónia do “Dia da FMUP” irá contar, ainda, com o discurso de Altamiro da Costa Pereira, diretor da Faculdade de Medicina, bem como de outros representantes institucionais.

A Tuna Feminina de Medicina do Porto e a Ópera na Academia e na Cidade completam o programa, proporcionando dois momentos musicais na cerimónia que tem início às 16 horas, na Aula Magna.

Simbolismo e história

Depois de dois anos em que não se realizou devido à pandemia, a sessão solene do “Dia da FMUP” volta a ser celebrada numa data repleta de simbolismo. Afinal, o dia 7 de abril é também o Dia Mundial da Saúde, uma efeméride instituída pela Organização Mundial da Saúde com o propósito de consciencializar para um tema específico, destacando, todos os anos, uma área prioritária de preocupação global.

Apesar de instituída com o nome Faculdade de Medicina em 1911, no momento de fundação da Universidade do Porto, a FMUP é herdeira direta da Régia Escola de Cirurgia do Porto, instituída em 1825, por D. João VI, constituindo-se assim como uma das mais antigas escolas de saúde do país.

Criado em 1996, o “Dia da FMUP” foi estabelecido para se tornar “um momento de avaliação, reflexão e incitamento de novos ânimos da instituição”, bem como proporcionar um momento de celebração entre a comunidade académica, a comunidade científica e parceiros institucionais. Nas suas várias edições, nomes como Miguel Tamen, Marcelo Rebelo de Sousa e Adriano Moreira, entre outros, participaram enquanto oradores convidados.

Exposição, música e teatro ao longo de uma semana

Este ano, as comemorações do aniversário da Faculdade de Medicina estendem-se ao longo de uma semana de iniciativas culturais e festivas. Entre os dias 4 e 8 de abril, a Semana da FMUP vai agregar eventos, como uma exposição, concertos de música e uma peça de teatro, culminando com uma festa no Palácio da Bolsa.

As celebrações iniciam-se no dia 4 de abril com a inauguração da exposição sobre os 40 anos da Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP). No Átrio dos Estudantes, estarão expostas fotografias e documentos referentes aos diferentes momentos vividos por este órgão estudantil desde a sua fundação, em 1982, até aos dias de hoje. O momento será seguido da atuação do Grupo de Fados de Medicina e da Tuna de Medicina do Porto, marcada para as 17h00 e as 17h30, respetivamente, no átrio do Centro de Investigação Médica (CIM).

No dia seguinte, o Grupo Amador Teatro Universitário (GATU-FMUP) apresentará uma das suas últimas criações artísticas, mostrando, uma vez mais, a exímia capacidade na arte de contar histórias e interpretar personagens. A peça intitulada “Cativeiro” subirá a cena no improvisado palco do Auditório do CIM, com o início do espetáculo agendado para as 18h30.

Na quarta-feira (6 de abril), às 18h00, o átrio da Aula Magna receberá a Ópera na Academia e na Cidade para um concerto de música de câmara com a participação dos músicos Carlota Monteiro (Harpa) e Rómulo Assis (Violino).

Por último, mas não menos importante, a “Festa das Nações”, que se irá realizar no dia 8 de abril, encerrará as celebrações no Palácio da Bolsa. Organizado num dos espaços mais icónicos da cidade do Porto, este evento vai reunir estudantes, docentes, investigadores, técnicos e convidados externos num momento de convívio com muita música à mistura.

Mais informações aqui.