A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e com o apoio do CINTESIS, vai promover, de 12 a 27 de outubro, um ciclo de conferências sobre o impacto da alimentação na saúde. Este ciclo, que visa assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), reveste-se de especial importância face aos desafios colocados pela atual pandemia de COVID-19.

O principal objetivo da iniciativa é sensibilizar o público em geral e as crianças em idade escolar em particular para a necessidade de fazer uma alimentação saudável. Em discussão estarão, por exemplo, as causas e as consequências de uma alimentação pobre e da insuficiência alimentar em tempos de pandemia, mas também as perturbações do comportamento alimentar e a relação entre a alimentação e uma série de doenças.

Os especialistas convidados irão explicar também o papel da nutrição no combate a infeções, a influência das escolhas nutricionais na microbiota intestinal e na COVID-19, a relação entre o sedentarismo em tempos de confinamento e o aumento da obesidade.

Para especialistas e não só

As sessões destinadas ao público em geral decorrerão online, de 12 a 23 de outubro, e serão transmitidas também para países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente para Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

De 14 a 27 de outubro, haverá também conferências especialmente destinadas a docentes, investigadores e estudantes do ensino superior da área das ciências da saúde. Entre os temas a abordar incluem-se os alimentos funcionais, a segurança nutricional, a prevenção da obesidade e a relação entre a alimentação e uma série de doenças, da diabetes ao cancro.

Nesta iniciativa participarão médicos, docentes e investigadores da FMUP, do CNC e de várias instituições nacionais, bem como especialistas de vários países. Kanthi Kiran Kondepudi e Mahendra Bishnoi, ambos do National Agri-Food Biotechnology Institute (NABI), na Índia, e Elisabet Borsheim, da Universidade do Arkansas, nos EUA, são alguns dos nomes já confirmados.

Mais informações e inscrições através dos endereços de e-mail [email protected] (Cláudia Pereira), [email protected] (Eugénia Carvalho) e [email protected] (Raquel Soares).