A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai receber, entre os dias 4 e 6 de maio, a “European Conference on Academic Integrity and Plagiarism 2022”, este ano dedicada ao tema “Ética e Integridade num mundo em mudança”.

Organizado em conjunto pela FMUP, Universidade do Porto e pela European Network for Academic Integrity (ENAI), o evento tem como objetivo a partilha e a promoção de práticas responsáveis em vários domínios científicos relacionados com a integridade académica e a ética em investigação, “contribuindo assim para a excelência do ensino e da investigação e a confiança pública na ciência”.

Ao longo de três dias, serão debatidos temas relacionados com as políticas de integridade académica, a importância da integridade no desenvolvimento profissional, as influências culturais na integridade e no comportamento ético, o apoio às vítimas de fraude, a investigação em integridade académica e a confiança pública na ciência, entre outros assuntos.

“Esta iniciativa pioneira, em Portugal, reunirá peritos em integridade e em ética, cuja experiência poderá contribuir de forma significativa para as políticas e práticas institucionais em vigor, de modo a promover a integridade e prevenir a má conduta, tanto no meio académico como na investigação”, avança Laura Ribeiro, professora da FMUP.

Programado para decorrer em regime híbrido, este encontro europeu tem já confirmadas as presenças dos oradores convidados Ana Marušić, Daniele Fanelli, Elisabeth Bik e Teddi Fishman.

O período para o envio de resumos a apresentar durante os dias da conferência encontra-se aberto até ao próximo dia 28 de fevereiro. Os trabalhos aceites serão posteriormente reunidos em ebook e ficarão disponíveis no site da “ENAI”.

Mais informações aqui.