É com o objetivo de ajudar a esclarecer todas as dúvidas dos futuros médicos que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), vai promover, em colaboração com a Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP), uma dupla sessão do Dia Aberto Online.  Nos próximos dias 15 e 16 de maio, centenas de alunos do ensino secundário vão estar “reunidos” para ficar a conhecer tudo sobre o Mestrado Integrado em Medicina e as atividades da Faculdade.

Como se encontra estruturado o curso de Medicina? Como decorrem as aulas no primeiro ano? Que grupos académicos existem? Estas são apenas algumas das principais dúvidas levantadas, todos os anos, pelos estudantes pré-universitários no momento em que se aproxima a decisão face ao futuro académico.

Em duas sessões diárias, com início marcado para as 15h00 e as 18h00, os estudantes da FMUP vão apresentar aos eventuais futuros colegas de curso os espaços mais icónicos da instituição, algumas das muitas iniciativas de voluntariado e de investigação, oportunidades de intercâmbios e Erasmus, sem esquecer os grupos académicos da FMUP.

“Depois da boa experiência e do feedback bastante positivo que recebemos no ano passado, tornou-se quase ‘obrigatório’ repetir a fórmula este ano, apesar das condições pandémicas ainda não permitirem uma abordagem presencial”, explicam os estudantes dinamizadores da iniciativa.

As sessões vão decorrer a partir da plataforma Zoom e terão o acompanhamento dos membros da AEFMUP. O programa de atividades inclui a apresentação de um pequeno “tour” digital pela Faculdade, bem como testemunhos em primeira mão de estudantes e docentes.

As inscrições para o Dia Aberto Online decorrem até 13 de maio de 2021 (quinta-feira) e podem ser realizadas aqui.

Na última edição, em 2020, o Dia Aberto da FMUP contou com a participação de mais de 300 alunos, maioritariamente do 12.º ano de escolaridade.