Para promover os estudos retóricos em Portugal e aprofundar o intercâmbio com outras artes, ciências e atividades profissionais, foi constituída no dia 3 de dezembro de 2012 a SPR – Sociedade Portuguesa de Retórica.

A SPR visa fomentar o desenvolvimento e a divulgação dos estudos retóricos em Portugal; impulsionar a colaboração e o intercâmbio com a Literatura, a Linguística, a História, a Filosofia, o Direito, as Artes Perfomativas, o Marketing e a Publicidade; promover a cooperação com entidades e instituições nacionais e estrangeiras, aprofundar a interdisciplinaridade e a internacionalização dos estudos retóricos desenvolvidos em Portugal.

Será na Faculdade de Letras da Universidade do Porto que se irão realizar as Primeiras Jornadas da SPR, a decorrer nos dias 19 e 20 de junho. Do programa destacam-se as cinco conferências plenárias sobre o tema “Retórica e Emoções” a cargo de reputados especialistas nacionais e internacionais: David Konstan (Brown University/ NY University), Gabriella Moretti (Università di Trento), Cecília Miranda Coelho (Universidade Federal de Minas Gerais), Alfonso Martín Jiménez (Universidad de Valladolid), Vítor Manuel Aguiar e Silva (Universidade do Minho).

Além destas sessões plenárias realizar-se-ão oito mesas-redondas em que participarão 31 estudiosos provenientes das universidades do Minho, Porto, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa, Évora, Algarve, Madeira e Valência.

O grupo promotor convida toda a comunidade académica a participar nestas jornadas e a aderir à nova associação. A entrada é livre.

O contacto da SPR é [email protected].